Goiânia ganha novo sistema de câmeras utilizado nas cidades mais inteligentes do mundo

A capital deve receber até o final deste ano cerca de 500 câmeras

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
d4fcb191cfb14c65d10ac5b919e37432

A Prefeitura de Goiânia apresentou nesta quarta-feira (5), o novo sistema de monitoramento por câmeras da capital. A novidade chama-se ‘Smart City’, um planejamento que começou nos Centros Urbanos das cidades mais inteligentes do mundo, atualmente estão na China, na Inglaterra e nos Estados Unidos. O projeto é pioneiro no Brasil e promete mudar a realidade de muitas cidades do país, que já começou em Salvador, na Bahia (7.300 câmeras) e agora chega em Goiás. 

Nesta primeira etapa, a capital goiana recebe 55 novos equipamentos, distribuídas em oito pontos da cidade, com destaque para o Setor Central e Setor Norte Ferroviário, que receberão cerca de 25 equipamentos. Dessa fase inicial, cinco câmeras já estão instaladas e em pleno funcionamento na Rua do Lazer, espaço que foi revitalizado e entregue à população em outubro de 2019. Outros equipamentos aguardam a conclusão da instalação do cabeamento das empresas de Telecomunicações para entrar em funcionamento. No total, a cidade deve receber até o final deste ano cerca de 500 câmeras de monitoramento. 

O obejtivo é proporcionar maior segurança à população, através do monitoramento 24 horas. Serão instalados ainda sensores de um sistema chamado Internet of Things (IOT), em livre tradução, Internet das Coisas, que são sensores que coletam informações técnicas dos locais onde estão instaladas, como, por exemplo, qualidade do ar e temperatura, que servirão de subsídios para a gestão em estudos e ações nas mais diversas áreas.

Todos esses investimentos estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e são realizados como contrapartida para que algumas empresas de telefonia utilizem espaços públicos da cidade para a instalação e funcionamento de infraestrutura de Estação Rádio Base (ERB). 

O Centro de Gestão Integrada (CGI), coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) é outro local que recebeu investimento com instalação de novas câmeras. A central recebeu 12 telas de LED de 50 polegadas e quatro microcomputadores de última geração, que criaram duas novas posições de monitoramento no CGI.

Foto: Paulo José