17/11/2019 00:09
Notícias / Conteúdo

Pais descobrem que seus bebês foram trocados em hospital de Trindade

Falta de semelhança gerou desconfiança e fez com que pais fizessem exame de DNA

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

Nesta sexta-feira (26/07) um casal descobriu que teve seu bebê trocado logo após o parto no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). Um exame de DNA comprovou que a criança não é filha biológica do casal.

O casal decidiu fazer o exame de DNA ao desconfiar que o recém-nascido não era deles por falta de semelhanças físicas. De acordo com o advogado dos pais, que teve a iniciativa do exame, o marido vinha questionando a esposa de quem seria o bebê, já que não tinha semelhanças com ele. A esposa afirmou que se a criança não era do esposo, também não seria dela.

“Ele é bem branquinho, bem clarinho, e eu sou moreno, minha esposa é morena. Foi aí que começou a gerar a desconfiança, que poderiam ter trocado”, comentou o pai.

Ainda segundo o advogado do casal, a esposa passou muito mal durante o parto e mal viu o filho. Quando as enfermeiras retornaram, já entregaram o bebê errado.

O exame de DNA foi realizado na segunda-feira (22/07), 13 dias após o parto, e o resultado saiu na sexta-feira (26/07), comprovando que o bebê não é filho biológico do casal. O caso está sendo investigado pela Policia Civil e, neste sábado (27/07), os pais dos dois bebês trocados compareceram à delegacia para prestar depoimentos.

O delegado responsável pelo caso, André Fernandes, afirmou que a troca se deu por conta de um equívoco com as pulseiras de identificação e conta que os próximos passos da investigação é descobrir quem foi o responsável pelo erro. Segundo André, o exame de DNA é válido como prova, mas mais exames são necessários para confirmar as respectivas paternidades.

O outro casal, que esteve na delegacia neste sábado, também acredita ter a criança trocada, mas por constrangimento, nunca procuraram o hospital ou a delegacia. 

Agora os pais dos dois bebês aguardam orientações da polícia para dar início aos próximos passos e recuperarem seus filhos biológicos.

O Hospital de Trindade divulgou nota confirmando a troca e apresentando sua posição diante do caso, confira:

"O Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) esclarece de forma preliminar o seguinte:

- A direção do hospital tão logo foi notificada da suspeita de troca de bebês instaurou uma comissão sindicante para apurar o caso e afastou as pessoas que estavam de serviço no berçário nos dias dos nascimentos e alta de mães e crianças;

- Instaurou um processo ético-disciplinar para apurar responsabilidades no ocorrido;

- Manteve contato com a mãe e com o pai do bebê afim de elucidar o fato em todas as suas possibilidades;

- Notificou a mãe e o pai sobre a realização de exames de DNA para comprovar a paternidade e maternidade sobre a criança e estabeleceu como parâmetro a realização de outros exames visando contraprova do fato;

- Está realizando um completo levantamento de todos os nascimentos na data para eliminar todas as dúvidas;

- Está selecionando todas as imagens de circuito interno de TV para instruir a investigação e documentar as saídas de pais, acompanhantes e crianças nascidas nesse período;

- O instituto Cem, organização social gestora do Hutrin e a direção do hospital estão acompanhando com integral cuidado e respeito aos princípios éticos e de responsabilidade para com a saúde humanizada e tratamento aos pacientes atendidos na unidade".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Adote uma cartinha: Campanha Papai Noel dos Correios começou em Goiânia

As adoções das cartinhas online podem ser feitas até 29 de novembro


+ Notícias

Confira o que abre e o que fecha em Goiás no feriado da Proclamação da República

Os shoppings e a Região da 44 vão funcionar normalmente


+ Notícias

Cãonicórnio: cachorrinho nasce com rabinho no rosto e conquista web

As definições de cãezinhos foram atualizadas


+ Notícias

Spa em Goiânia oferece massagens diárias onde você gasta pouco tempo e dinheiro

O espaço que foi pensado para deixar qualquer um que adentrar nele ficar completamente relaxado com luz ambiente, música e aromas


+ Notícias

Família de bebê que acordou do coma sorrindo, consegue dinheiro para o tratamento do menino

Com o valor, Michael poderá finalmente ser operado no Hospital Infantil de Boston


+ Notícias

Estudantes da UFG vencem competição da Nasa

Equipe desenvolveu um app que usa dados fornecidos pelos satélites da Nasa para mapear e monitorar a evolução do aumento da habitação


+ Notícias

Villa Cavalcare em Goiânia tem programação completa de quinta a domingo nesta semana

Na Villa é possível ter um passeio completo com atividades ao ar livre, churrasco de carnes especiais e Happy Hour no fim de tarde


+ Notícias

Conheça os goianos que transformam ‘borrão de tatuagem’ em uma verdadeira arte

Quem nunca fez aquela tattoo achando que ficaria maravilhosa e depois bateu aquele arrependimento?


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.