Dicas para combater o tempo seco com saúde em Brasília

A regiões centrais do país costumam sofrer com as baixas umidades relativas do ar. Por isso é preciso tomar alguns cuidados com a saúde, principalmente, das crianças e idosos.
– Use um umidificador de ar. Mas não se esqueça de mantê-lo limpo e de nunca direcionar o “jato” de vapor diretamente para você.
– Caso não tenha um umidificador, o velho truque caseiro de espalhar toalhas molhadas e bacias com água já ajudam bastante.
– Borrife água em casa! É uma solução de efeito rápido, mas que ajuda a melhorar a umidade no ambiente.
Algumas dicas para melhorar a umidade dentro de casa:
– Compre um ar condicionado ecológico, que é um ventilador acoplado a um recipiente de água. É uma boa alternativa ao umidificador de ar.
– Você pode cultivar plantas típicas de ambientes úmidos, como: filodendros, lírios-da-paz e comigo-ninguém-pode, que possuem ampla folhagem, ou bromélias, que têm um “copo” cheio de água no meio.
– Comprar um item de decoração que faça a água se mexer é uma boa ajuda, como fontes ou lâminas d’água. Elas facilitam a evaporação de água.
– Feche as portas e janelas, para que a umidade que você gerou dentro de casa, não se perca.
– Use água na limpeza da casa, panos molhados.
Para as crianças:
– Hidrate, dê a criança água, sucos, chás e sopas. Em alguns casos pode ocorrer de ser feito inalações para aliviar o desconforto respiratório.
– Problemas com os olhos? Pingue algumas gotas de soro, faça limpeza para deixar o local úmido.
– Caso a pele da criança esteja muito ressecada vá ao pediatra, e pergunte sobre qual loção é indicada para passar.
– Higiene na casa, sempre! Passe diariamente um pano úmido no chão e nos móveis, tire de perto da criança tudo o que for de pelúcia, ela pode causar alergias.
– Evite sair com a criança entre 10h e 16h, é entre essas horas que o ar está mais seco.