Greve dos Correios: saiba como fica o funcionamento dos serviços no DF

Segundo o sindicato, estatal deve manter 30% dos profissionais em serviço

developer
Por developer

As agências dos Correios no Distrito Federal devem funcionar com 30% do efetivo a partir desta terça-feira (18), segundo o sindicato que representa a categoria. A medida é por tempo indeterminado e ocorre devido à greve nacional deflagrada na noite de ontem (17).

Profissionais dos Correios protestam contra a redução dos benefícios pagos pela empresa pública e pedem mais segurança no trabalho durante a pandemia do novo coronavírus. Já os Correios afirmam que o corte de gastos possibilitou uma economia de R$ 600 milhões e que “a estatal persegue dois grandes objetivos: a sustentabilidade da empresa e a manutenção dos empregos de todos”

Funcionamento
Os Correios informaram que serviços expressos com hora marcada como Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje estão suspensos. O funcionamento é das 9h às 17h. Em shoppings, o horário das agências varia de acordo com os estabelecimentos.

Agências fechadas
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Sintect-DF) afirma que, apesar da redução no número de profissionais nas agências e nos centros de distribuição, os serviços serão mantidos.

No entanto, a assessoria do sindicato informou que “algumas [unidades] podem fechar”, já que “não há garantia que haja a mesma proporção de profissionais em todas as agências”.

O percentual de profissionais que devem continuar em serviço segue a recomendação firmada durante a assembleia nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect).

Um efetivo mínimo deve ser mantido durante paralisações, já que uma lei federal prevê “durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade”.

Foto: Correios/Divulgação

*Com informações de G1