Massa de ar polar perde força e previsão é de calor para o DF

Aos 90 dias sem chuvas, capital brasiliense registra tardes quentes e noites frias.

developer
Por developer

O frio trazido por uma massa de ar polar na última semana dá lugar a temperaturas de verão nesta semana no Estado. Em algumas áreas do DF, as máximas ficam em torno dos 31 graus. 

A massa de ar polar chegou ao país na última quinta-feira (20) e os efeitos dela se estende até a madrugada de quarta-feira (26). Até lá, os termômetros devem marcar mínimas de 11ºC a máximas de 28ºC na capital.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a característica regional mais comum nesta época é o anticiclone — isto é, um grande bloqueio atmosférico que atua na Região Centro-Oeste e que, em altos níveis, mantêm a região com o clima quente e seco, característicos no inverno. Durante a última semana, os termômetros da capital chegaram à marca de 33ºC, por exemplo.

É na quarta-feira, no entanto, o dia em que os brasilienses sentirão a influência da massa de ar polar — mas possivelmente será também um dos dias mais quentes. A mínima prevista é de 11ºC e a máxima de 28ºC, com umidade relativa do ar sendo a mais baixa da semana, variando entre 20% e 60%.

Para a baixa umidade, as principais recomendações, de acordo com a Defesa Civil, são evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h, tomar banhos prolongados com água quente e usar aparelhos de ar-condicionado em excesso.

Também é aumentar a ingestão de líquidos. Crianças e idosos devem ter atenção especial, pois são os mais afetados.

 

*Com informações do Jornal de Brasília

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil