CCBB Brasília reabre com exposição de artista japonesa e acervo do Museu Banco do Brasil

Visitação será mediante agendamento prévio

developer
Por developer

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília reabre as visitações nesta terça-feira (22). O espaço ficou fechado por seis meses por restrições em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A entrada do público deve ser feita com agendamento prévio.

Nesta semana, o CCBB recebe mostra da artista plástica japonesa Chiharu Shiota. Além disso, visitantes podem conferir o acervo do Museu Banco do Brasil – que reúne obras de artistas brasileiros – e a área externa e jardim do espaço. As reservas são para horários de 9h às 17h, feitas pela internet, em página específica para cada atração.

A princípio, o cinema e teatro do espaço permanecerão fechados. Nas áreas comuns, o público poderá usar os bebedouros apenas para encher garrafas de uso individual. O fraldário e o guarda-volumes estarão fechados. É permitida a entrada de grupos de até seis pessoas. Entre as medidas sanitárias adotadas está a obrigatoriedade da máscara, aferição de temperatura na entrada, além de demarcações para distanciamento.

Mostras
Entre as exposições no CCBB nesta semana está a mostra autobiográfica “Chiharu Shiota – Linhas da vida”, que reúne instalações em grande escala usando fios de lã e objetos do cotidiano. A coleção reúne peças que fazem metáforas sobre o ciclo da vida. A mostra tem curadoria da pesquisadora Tereza de Arruda. Ela reuniu obras de Shiota desde o início da carreira, em 1994, até trabalhos inéditos, idealizados especificamente para esta exposição.

A coleção fica em exibição no CCBB Brasília até 4 de outubro. A entrada é gratuita.

Acervo Museu BB
O público poderá conferir as obras do Museu Banco do Brasil, que reúne quadros e esculturas de diversos artistas brasileiros. São mais de 70 obras de nomes como Athos Bulcão, Burle Marx, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Carlos Scliar. O museu abriga também objetos e arquivos que fazem parte da história da economia do país, com moedas, equipamentos e mobiliário. A entrada é gratuita.

Jardim
Para acessar o jardim e a área externa do CCBB também é preciso agendar horário. Cafés, bistrô e lojinhas estarão funcionando, conforme as regras que valem para bares e restaurantes (grupos de no máximo seis pessoas por mesa e distanciamento de 2 metros entre elas). Não será permitido fazer piqueniques. O uso das esculturas do Casulo Interativo está suspenso. O CCBB informa que está “proibido aglomerações de pessoas” no jardim. O acesso ao espaço é gratuito.

Serviço
CCBB Brasília
Funcionamento: de terça a domingo, de 9h às 17h
Local: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Lote 22
Valor: de graça
Reservas: Eventim

 

Créditos: Divulgação/CCBB