Onda de calor intensa atinge o Brasil e temperaturas podem chegar a 43°C

Confira a previsão deste fim de semana, para Minas Gerais e Brasília

developer
Por developer

Após alguns dias de queda na temperatura e chuva em Brasília e Minas Gerais, os termômetros voltam a subir, devido a atuação de uma massa de ar seco, que fará com que as temperaturas máximas subam e a umidade relativa do ar caia, principalmente na parte da tarde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para uma nova onda de calor que deve atingir o Sudeste e o Centro-Oeste durante o final de semana. Conforme os meteorologistas do Inmet, no Mato Grosso a temperatura pode bater a casa dos 42 graus e o calor excessivo também deve atingir as demais regiões do país. “Temperatura 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias”, afirma o comunicado.

Previsão para Minas
A massa de ar seco fará com que o tempo fique estável na maior parte do estado, porém o fluxo de umidade vindo do oceano favorece a variação de nebulosidade no Leste de Minas e podem ocorrer chuvas fracas e isoladas.

A temperatura máxima para o estado no sábado é de 36º no Triângulo Mineiro e a mínima de 8º no Sul. Já no domingo a máxima será de 37ºC também no Triângulo e a mínima de 10ºC.

Previsão para Brasília e Goiânia
Nesta sexta-feira, o calor pode chegar a 30ºC, com umidade mínima de 25%. Para o fim de semana, o Inmet prevê temperaturas altas para Goiânia e para a capital brasiliense. A máxima em Brasília pode chegar aos 31ºC, e em Goiânia aos 37ºC. A mínima deve se manter nos 18ºC. Embora o clima seja favorável para atividades ao ar livre, é importante estar atento aos cuidados com a saúde: ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas entre 10h e 16h, usar roupas leves.

Foto: Reprodução/Pixabay