Brasília pode ganhar novo complexo de gastronomia, turismo e lazer

A primeira fase do complexo deve ser inaugurada em 2022

developer
Por developer

O Distrito Federal está prestes a ganhar uma nova área de lazer de 152 mil m² na região do Estádio Nacional Mané Garrincha, no Setor de Recreação Pública Norte (SRPN), que será administrado pelo consórcio Arena BSB. Nesta semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu aprovação ao projeto. Está prevista à construção de áreas de convivência, como lojas, restaurantes, cinema, teatro e quadras de esportes.

Apesar de já ter a aprovação de vários órgãos do GDF envolvidos na análise do espaço, a obra será feita em um local tombado como patrimônio histórico, por isso, o consentimento do Iphan é fundamental para o andamento do processo. No parecer técnico sobre a volumetria arquitetônica das construções e o impacto ao Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), o Instituto concluiu que “a proposta mostra-se, de modo geral, em conformidade com os parâmetros estabelecidos à proteção do Conjunto Urbanístico de Brasília não havendo riscos à preservação do bem tombado e, portanto, nenhum impeditivo para a aprovação do projeto”.

Além disso, o Iphan fez algumas observações quanto à construção do setor. Por exemplo, está proibido qualquer tipo de cercamento nas áreas próximas ao Ginásio Nilson Nelson e ao próprio Estádio Mané Garrincha. Além disso, os prédios previstos para o setor de recreação não poderão ser construídos com alturas acima de 12m. A expectativa é iniciar as obras no começo de 2021. A primeira fase do complexo, então, deve ser inaugurada em 2022.

Fotos: Divulgação/Arena BSB