Veja como será o primeiro hospital oncológico de Brasília

O novo hospital irá tratar até 9 mil pessoas com câncer no DF

developer
Por developer

O GDF assinou na última quarta-feira (9),  a ordem de serviço que libera as obras de construção do Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat.

 

Ao lado do Hospital da Criança, no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), a unidade é a primeira da especialidade no Distrito Federal e vai transformar a capital em referência para todo o Centro-Oeste. 

 

b35aca2f563ba3398c3ca3050eef2ece.jpg

 

O hospital será erguido em um terreno de 41 mil metros quadrados, sendo 31 mil metros quadrados de área construída, o hospital terá 172 leitos disponíveis, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 152 de internação.

 

Ele contará ainda com consultórios multidisciplinares, alas para tratamento de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugadas, além de exames de imagem como mamografia, ultrassom e raio-X. 

 

Pela projeção da Secretaria de Saúde, o Hospital Oncológico de Brasília terá capacidade de realizar até nove mil atendimentos por ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Distrito Federal registra, anualmente, cerca de 5,5 mil casos novos da doença em adultos.

 

65ce960bfea18e05eb359919d92bc9d6.jpeg

 

O nome da unidade homenageia o ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, falecido aos 83 anos, em 2020, vítima de um câncer no pulmão.

 

Fotos capa e matéria: Novacap