Novo decreto do DF libera máscaras, atividades coletivas e comércio sem restrição de horário

Governador Ibaneis Rocha definiu a data para o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras

developer
Por developer

Em decreto publicado nessa terça, 26 de outubro, o governador do Distrito Federal,  Ibaneis Rocha, desobriga o uso de máscaras em locais públicos a partir do dia 3 de novembro. O texto também libera as restrições de horários dos estabelecimentos comerciais, valendo o que está previsto em cada alvará. 

 

De acordo com o novo decreto, mesmo com a liberação da restrição de horários, os estabelecimentos comerciais devem continuar com os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias para o controle da Covid-19. Sendo assim, deve haver a distância de um metro entre as mesas, álcool em gel à disposição dos clientes e dar preferência para ambientes ao ar livre com ventilação natural.

 

O documento também prevê a liberação de atividade e esportes com contato físico e que precisam compartilhar equipamentos “as modalidades que usualmente propiciam contato físico, como as lutas, artes marciais, danças e similares, devem ser realizadas, preferencialmente, considerando-se estratégias pedagógicas alternativas”.

 

Confira trecho do texto na íntegra:

 

Art. 1º Fica determinada a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial, conforme orientações da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, em todos os espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais, no âmbito do Distrito Federal, sem prejuízo das recomendações de isolamento social e daquelas expedidas pelas autoridades sanitárias.

 

Novo

 

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil