Pesquisadores do DF desenvolvem inseticida natural contra o mosquito da dengue

O produto tem função de repelente

developer
Por developer

Com objetivo de combater a dengue, chikungunya e zika vírus, alunos da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um inseticida natural para acabar com o Aedes Aegypt, mosquito que transmite essas doenças. 

 

O inseticida, feito com produtos de origem vegetal, foi desenvolvido no Laboratório de Farmacognosia. De acordo com a professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e pesquisadora do projeto chamado ArboControl, Laila Espíndola, o intuito do produto natural é driblar esses mosquitos resistentes que não morrem com os inseticidas sintéticos. Então, a expectativa é alta. 

 

Ainda neste mês, serão iniciados os testes de eficácia do produto em 150 armadilhas com focos em água parada, que estão no Instituto Central de Ciências (ICC).

 

“Nós instalamos as armadilhas nos dias 27 e 28 de janeiro e já iniciamos o monitoramento. Dependendo do número de mosquitos presos na armadilha, vamos saber a quantidade naquela região. Essa etapa é importante porque somente com as armadilhas podemos analisar a quantidade de mosquitos antes, durante e após a aplicação do nosso produto”, explica a pesquisadora. 

 

Ainda segundo a professora, os resultados do Inseticida ArboControl serão monitorados até junho. 

 

*Com informações do Só Notícia Boa

 

Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB