Igrejinha de Brasília completa 64 anos

O local recebe centenas de turistas e fiéis diariamente

developer
Por developer

Um dos pontos turísticos mais lindos visitados de Brasília, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul, está completando 64 anos. Considerada um marco na fundação da capital federal, o local recebe centenas de turistas e fiéis diariamente. 

E aí, conhece a igrejinha? Separamos alguns motivos para você agendar a sua visita no templo religioso. Confira: 

Primeiro templo religioso em Brasília: Inaugurado em 28 de junho de 1958, a Igrejinha da 307/308 Sul ou Igreja Nossa Senhora de Fátima foi o primeiro templo em alvenaria a ser erguido em Brasília. Sua construção levou 100 dias e foi uma maneira que Sarah Kubitschek, então primeira dama, encontrou para pagar uma promessa feita para curar a sua filha.

 

Azulejos de Athos Bulcão: Athos Bulcão foi um dos maiores artistas brasileiros do século XX. Ele transformou Brasília por meio da integração da arte à arquitetura, dando movimento e cor ao que antes era apenas concreto. Seu painel na Igrejinha é o único trabalho figurativo de Athos em azulejos, com a pomba representando o Espírito Santo e a estrela, a Estrela de Belém, aquela que guiou os reis magos até o menino Jesus.

 

Projeto de Niemeyer: Pequena e encantadora pela simplicidade, o projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi o primeiro templo construído em alvenaria e é constituído por uma pequena nave, sacristia e secretaria, com planta em forma de ferradura. A estrutura em concreto armado é definida por três pilares de seção longitudinal triangular que sustentam a laje de cobertura, dando a forma de um chapéu de freira.

 

Patrimônio tombado pelo IPHAN A Igrejinha faz parte do conjunto de 23 obras que foram tombadas em homenagem ao centenário de Oscar Niemeyer. Segundo o Iphan-DF, a capela é um importante elemento arquitetônico do DF e foi tombada por ser uma obra singular e expressiva e também por ser a primeira igreja em alvenaria de Brasília.

 Foto: Melhores Destinos