Estresse causado por política pode aumentar em até 17% as internações por AVC

Segundo especialista, é preciso ficar atento à alta tensão no período eleitoral

developer
Por developer

Não é de hoje que o período eleitoral deixa as pessoas mais nervosas. Em um um país polarizado, como o Brasil, é muito comum as discussões entre familiares e amigos. No entanto, é preciso tomar cuidado com o excesso de tensão, pois pode ocasionar sérios problemas para a saúde. Um estudo realizado pelas universidades de Harvard e Columbia mostra que divergências políticas podem aumentar em até 17% as internações por Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

 

Os cientistas das universidades e pesquisadores da Kaiser Permanente, da Califórnia, apontaram que no período das eleições dos Estados Unidos, em 2020, houve aumento na taxa de hospitalização de pacientes que sofreram infarto do miocárdio ou AVC. Segundo o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, isso pode acontecer em casos em que o corpo está passando por alta tensão.  “Essa é uma preocupação a mais que temos que ter nesse período de eleições. O estudo mostra que quando estamos muito ansiosos e estressados pode aumentar os riscos de infarto e AVC, que são as doenças que mais matam no mundo atualmente”, explica o especialista.

 

Segundo o neurocirurgião, quando estamos sob alta tensão, o corpo libera algumas substâncias. Entre elas, a adrenalina, que aumenta a pressão arterial. “Um dos efeitos dessas substâncias também é a diminuição das artérias. Então, se o paciente tiver alguma predisposição, como placa de gordura ou um aneurisma cerebral, o estresse em alta intensidade pode ocasionar um problema mais sério”, afirma Victor Hugo. 

 

O neurocirurgião ressalta alguns sintomas do Acidente Vascular Cerebral que as pessoas devem ficar atentas. Veja quais são: 

 

  • Formigamento em um lado do corpo;

  • Muita fraqueza. Perda de força em um lado do corpo. Ou seja, o paciente não consegue levantar o braço e/ou perna do lado afetado pelo AVC; 

  • Sorriso assimétrico. A boca fica torta;

  • Alteração da visão;

  • Fala embolada;

  • Confusão mental e 

  • Náuseas ou vômito.

“Em caso de suspeita de um AVC é imprescindível buscar ajuda médica o mais rápido possível”,  alerta o médico.