Sensações de tato e olfato serão possíveis na próxima tendência do Metaverso

O metaverso, uma internet tridimensional criado por Mark Zuckerberg, imersiva e acessada através de realidade virtual, promete mudar radicalmente a forma como interagimos no mundo digital

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Por developer

A realidade virtual é uma tecnologia que, muitos acreditam, será muito presente no futuro. Mas em um futuro bem próximo, graças às tendências do Metaverso, criado por Mark Zuckerberg. A plataforma, uma internet tridimensional, imersiva e acessada através de realidade virtual, promete mudar radicalmente a forma como interagimos no mundo digital. E apesar de ainda ser uma tecnologia em seu estágio inicial, os avanços na área podem elevar a experiência do metaverso ao de obras de ficção, como Matrix.

Os óculos de realidade virtual certamente serão um avanço inicial para uma experiência mais imersiva no metaverso. Através do dispositivo, é possível ter a sensação de profundidade de um ambiente tridimensional.

 

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Contudo, apesar de já ser um experiência interessante, outras tecnologias certamente devem ser implementadas no futuro para tornar o metaverso uma experiência mais completa. Algo que pode e muito provavelmente será testado nos próximos anos são implantes neurais capazes de induzir cheiro, sabor, dor e outras sensações ao metaverso.

Um relatório recente da empresa de consultoria McKinsey & Company previu que o metaverso pode potencialmente gerar US$ 5 trilhões até 2030. No entanto, o relatório observou que o sucesso do metaverso precisaria tornar-se mais humanizado, capaz de oferecer experiências positivas a seus usuários. Um desses catalisadores pode ser a integração do olfato e do tato nas experiências de realidade virtual que foram apresentadas na recente Consumer Electronics Show (CES) 2023.

Conforme relatado pela Fortune, uma empresa chamada OVR Technology apresentou um fone de ouvido com um recipiente para oito aromas que podem ser misturados, criando várias sensações diferentes aos usuários a partir do olfato. O fone de ouvido VR está programado para ser lançado no final de 2023.

Uma versão anterior que foi usada para marketing de fragrâncias permitia que os usuários experimentassem diversos odores, desde marshmallow assado até um mar de rosas.

De acordo com Aaron Wisniewski, CEO da OVR Technology, a realidade estendida logo será integrada ao comércio, entretenimento, conexão social, educação e bem-estar.

Apesar de promissoras, por enquanto, os consumidores parecem não estar muito entusiasmados com a evolução deste tipo de experiências.

 

*Com informações portal Exame