Cidade goiana na divisa com o Mato Grosso tem belíssimas praias, águas termais e muita aventura

Aragarças tem diversão garantida para toda família com águas termais que chegam a 39°C

developer
Por developer

Estamos falando de Aragarças, localizada a 345 Km de Goiânia e 562 Km de Brasília, na divisa com o estado do Mato Grosso. Além das praias, pôr-do-sol, passeio de barco, da pesca e do contato com a natureza, a região oferece outras atrações para toda a família. 

Dois rios – Araguaia e Garças – se fundem na divisa das cidades de Aragarças, Pontal e Barra do Garças. O encontro torna a região conhecida como Encontro das Águas. Juntas, as três cidades oferecem estrutura para o turista que não quer se isolar completamente.

Para quem quer mudar totalmente a paisagem, o menu é diversificado. A poucos quilômetros de Aragarças o turista acessa o Parque Estadual da Serra Azul, a Serra do Roncador e a Serra do Taquaral, com destaque também para os locais com grutas, cachoeiras e trilhas. Passeios de caiaque pelo Rio e atividades de pesca recreativa são outras opções para quem gosta de aproveitar a natureza e veranear no Araguaia, apreciando a enorme biodiversidade da fauna e flora do rio e seus afluentes. Confira abaixo alguns dos pontos turísticos mais lindos de Aragarças, que vão te surpreender nessas férias de Julho. 

A contribuição da cultura indígena na região também chama atenção e atrai visitantes. A herança de comunidades indigenistas que já habitaram o local imprimem no local cores, pratos típicos e outros legados. Em Aragarças a praia Quarto Crescente é a mais frequentada, sendo um grande destaque no cenário estadual pela sua localização urbana, tendo em volta uma grande infraestrutura através dos comércios da avenida Beira-Rio. Porém, existem outras praias como a do Cipó, próximo ao Setor Santa Luzia e a do Orlei, na saída para Baliza.

Preservação de Aragarças

Aragarças

Créditos: Viajante Maduro

A água termal na região do Encontro das Águas aflora em raros pontos. Como é o caso do Complexo Thermas Água Santa, onde ocorre com alta vazão. O volume chega a 100.000 litros por hora com uma perfuração de apenas 17 metros. De acordo com o mestre em hidrogeologia Sebastião Peixoto Filho, a ocorrência se dá em razão das rochas porosas da região de Aragarças. Elas permitem que as águas de precipitação pluviométrica infiltrem a grandes profundidades, onde a temperatura é elevada.

 

Conheça o Complexo Thermas Água Santa

Complexo

Créditos: Tripadvisor 

No Thermas Água Santa, somente em um dos poços, ela chega a mais de 100 mil litros por hora com uma perfuração de apenas 17 metros. Outro benefício é que a água encontrada na localidade é mineral e medicinal. Possui na sua composição química 0,18 mg/L de Fluoreto e a rara presença de 0,012 mg/L de Lítio em sua composição, elemento químico natural que traz vários benefícios ao organismo humano.

Para receber o turista, o Complexo Thermas Água Santa oferece um parque aquático termal de águas correntes, poço natural e praia. A melhor parte é que você pode aproveitar tudo isso também com muita tranquilidade e um pouco mais de privacidade. Isso porque as praias do complexo são exclusivas e contam com um toque a mais de atenção. 

 

Serra do Roncador

Serra

Créditos: Pisa Trekking 

De fácil acesso, saindo do Complexo Thermas Água Santa o visitante percorre aproximadamente 40 quilômetros até Barra do Garças, entrada oficial da Serra do Roncador. Formada por uma cadeia de montanhas que se estende por aproximadamente 800 quilômetros, entre Barra do Garças até a Serra do Cachimbo, na divisa com o Para, a Serra do Roncador, além de ser ideal para ecoturismo, com cachoeiras, sítios arqueológicos com milhares de anos, cavernas e grutas, é mundialmente conhecido como um santuário metafísico e espiritual. 

A Serra foi cenário da famosa expedição realizada pelos irmãos Villas-Boas e também do geógrafo inglês Percy Fawcett, que desapareceu misteriosamente em 1925, enquanto explorada a região. 

Quem tiver apenas um dia para curtir ou preferir aproveitar as belezas locais de carro, é possível fazer o tour do roncador. O circuito de 200 quilômetros é um belo passeio pelos pontos mais famosos do Serrador, como o Bico da Serra, o Arco de Pedra, A Gruta da Estrela Azul, e o Vale do Silêncio.

 

Parque Estadual Serra Azul

Parque

Créditos: Nicelocal

O Parque Estadual da Serra Azul abriga 14 cachoeiras, dentre elas a da Usina e a Cachoeira Pé da Serra. Na área urbana de Barra do Garças, está o acesso ao parque, onde um Cristo Redentor é um um ponto de atração para os turistas que encaram seus 1200 degraus de acesso para avistar as três cidades que compõem a região do Encontro das Águas e a junção dos rios Araguaia e Garças. Fica a 37 quilômetros do Thermas Água Santa. 

 

Esportes Radicais

Rafting

Créditos: Roncador Expedições (Instagram)

Para quem quer praticar rafting, um dos lugares mais exóticos do Estado está no município de Baliza, cidade goiana a 86 quilômetros do Thermas Água Santa, onde o leito do Rio Araguaia tem apenas quatro metros de largura. 

Se o rafting parece muito radical, há possibilidades também de fazer passeios de caiaque pelas águas calmas do Araguaia. Saindo de dentro da praia exclusiva do Thermas Água Santa, é possível percorrer um circuito 30 quilômetros rio abaixo. O instrutor do passeio garante que a beleza e a tranquilidade do passeio afasta o medo de passar quase o dia todo dentro de uma pequena embarcação.

 

Leia também: https://www.curtamais.com.br/goiania/as-10-melhores-hospedagens-para-aproveitar-pirenopolis-com-as-criancas

https://www.curtamais.com.br/goiania/cidade-goiana-e-paraiso-espetacular-com-acesso-a-ilha-do-bananal-e-praia-do-araguaia

 

Créditos da imagem de capa: Tripadvisor 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.