Ranking internacional elege a UnB como a 3ª melhor instituição de ensino federal do país

A universidade também alcançou o 11º lugar entre as melhores da América Latina

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

A Universidade de Brasília (UnB) conquistou o título de terceira melhor instituição de ensino federal do país, de acordo com o Webometrics Ranking of World Universities. O resultado foi divulgado pelo Cybermetrics, o maior organismo público de pesquisa da Espanha, no início deste ano.

O Webometrics, que há duas décadas avalia as universidades, classifica as instituições com base em iniciativas de transparência, excelência e visibilidade. Seu objetivo é aprimorar o acesso aberto e eletrônico a publicações científicas e outros materiais acadêmicos.

Na mais recente edição do ranking, a UnB subiu para a 11ª posição entre as instituições da América Latina, em comparação com a 13ª posição anterior. No cenário global, a UnB alcançou a 562ª posição, uma melhoria de 24 posições em relação à avaliação anterior, na qual ocupava a 586ª colocação.

O ranking se baseia em três indicadores: visibilidade, transparência e excelência acadêmica. Visibilidade avalia o número de redes externas que levam às páginas da instituição; transparência considera o número de citações de autores da instituição (excluindo os 20 primeiros); e excelência acadêmica avalia o número de artigos entre os 10% mais citados em 27 áreas nos últimos cinco anos. 

*Com informações do Metrópoles