Brasília possui árvore que veio (literalmente) da Lua

A espécie foi germinada durante a missão de viagem à Lua, Apollo 14, em 1971

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Em Brasília, uma história que parece saída de um conto de ficção científica é realidade: a Árvore da Lua, com seus mais de 40 anos de idade, continua a surpreender visitantes e moradores. Desde 1980, ela se destaca na capital brasileira, tendo sido declarada imune ao corte em 2011.

A origem peculiar desta espécie remonta à missão Apollo 14, em 1971, quando o astronauta Stuart Rosa levou sementes ao espaço para estudar sua germinação em gravidade zero. Ao retornarem à Terra, as sementes foram germinadas pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos, e algumas mudas resultantes foram doadas a diversos países, incluindo Japão, Suíça e Brasil, em celebração ao bicentenário dos EUA. No Brasil, três dessas sementes foram plantadas, uma delas em Brasília, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Classificada cientificamente como “Liquidambar styraciflua”, a Árvore da Lua é nativa do sul dos Estados Unidos, onde é conhecida como “Sweet Gum” e pode viver até 100 anos. A decisão do Ibama de proteger a espécie em 2011 foi tomada considerando a necessidade de preservação desse exemplar único.

*Com informações do G1DF

-*-*-*-*-