Brasília ganha vinícola com rótulos de vinhos produzidos no Cerrado

A partir da união de 10 vinhedos, o negócio traz processos inovadores, práticas sustentáveis e fomento à economia local com a apresentação de cinco rótulos. O cronograma do empreendimento inclui, em breve, visitações, degustações guiadas e cursos de vinhos

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

No coração do Centro-Oeste brasileiro, surge a Vinícola Brasília, um empreendimento pronto que está pronto para abrir as portas oficialmente neste mês. O projeto é uma colaboração entre 10 vinhedos locais – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata – e promete transformar a produção de vinhos finos do país. Com uma ênfase na colheita de inverno e práticas sustentáveis, a iniciativa visa impulsionar a economia local, gerar empregos e atrair turistas. A data escolhida para esse marco não poderia ser mais significativa: 21 de abril, o aniversário da capital do país.

A trajetória da Vinícola Brasília remonta aos anos 1970, quando a paixão pelo vinho cresceu entre os imigrantes do Sul do Brasil que se estabeleceram na recém-criada Brasília. A visão de tornar a região uma referência nacional na produção de uvas de alta qualidade para vinhos finos começou a se concretizar. Hoje, o empreendimento é administrado por dez famílias unidas por esse propósito, localizadas na região do PAD-DF, com a casta Syrah como protagonista. Os vinhedos, iniciados em 2018, diversificam-se com outras variedades como Tempranillo, Cabernet Franc, Marcelan, Sangiovese, Grenache, Malbec, Sauvignon Blanc e Viognier.

A Vinícola Brasília se destaca como um marco de inovação e colaboração na região. Consultores franceses e enólogos do Sul do Brasil contribuíram para o processo de criação, enquanto renomados arquitetos como Studio AZ e Lazzeri Arquitetos deram forma ao projeto arquitetônico, criando um ambiente que combina modernidade e tradição em 1.821,63 m².

Com foco na sustentabilidade, a Vinícola Brasília prioriza práticas como a conservação da água e a preservação da vegetação nativa em seus vinhedos.

O lançamento oficial traz consigo cinco novos rótulos, incluindo o aclamado Vinho Monumental Syrah, lançado em 2023. O evento de inauguração acontecerá no dia 21 de abril, a partir das 16h, com ingressos a partir de R$ 390 por pessoa, incluindo degustação e tour. Mais informações estão disponíveis no site oficial.

Serviço
Vinícola Brasília – Abertura Oficial
Data: Domingo, 21 de abril, a partir das 16h
Ingressos: A partir de R$ 390 no site oficial
Mais informações: @vinicolabrasilia – Instagram