Primeiro crematório de Brasília começa a funcionar

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O Distrito Federal inaugurou seu primeiro crematório nesta terça-feira (30) no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O custo para a cremação é de R$ 6 mil.

Com capacidade para até 12 cremações diárias, o crematório de Brasília opera das 8h às 18h, todos os dias da semana. A construção teve início em 2022, com um investimento de R$ 3,5 milhões, e a licença foi obtida no mês passado, dois anos após a conclusão da obra.

Antes da inauguração do crematório local, os moradores do Distrito Federal utilizavam o crematório do Cemitério Jardim Metropolitano em Valparaíso de Goiás.

A Secretaria de Justiça é responsável por regular e fiscalizar os serviços funerários, em um contexto onde o Distrito Federal realiza uma média de 1.046 sepultamentos por mês.

O design arquitetônico do crematório segue a concepção urbanística de Lucio Costa para o cemitério, com uma estrutura em espiral definida a partir do octógono, permitindo a entrada de luz em todas as fachadas. Com 289 m², o espaço inclui uma câmara fria para até seis urnas funerárias, uma câmara ardente, depósito de resíduos, sanitário acessível e uma sala de despedida com capacidade para 40 pessoas.

*Com informações do G1DF