Planeta de ‘algodão doce’ é descoberto por cientistas; confira

Planeta foi batizado oficialmente como “WASP-193b”

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Um grupo de astrônomos identificou um planeta extraordinário, similar a um algodão doce, em órbita ao redor de uma estrela na Via Láctea. Nomeado WASP-193b, o planeta possui um tamanho 50% maior que Júpiter, mas com apenas um décimo da densidade do gigante gasoso, conforme informou o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A descoberta foi liderada por Khalid Barkaoui, que destacou a singularidade do achado. “Existe uma classe de planetas chamada Júpiteres inchados, que têm intrigado cientistas por 15 anos. Este é um exemplo extremo dessa categoria”, explicou Barkaoui.

O WASP-193b se destaca como o segundo planeta mais leve entre os mais de 5.400 já catalogados, de acordo com o MIT. A intrigante combinação de seu tamanho e baixa densidade levanta questões entre os pesquisadores sobre seus processos de formação, conforme detalhado em um artigo na revista Nature Astronomy.

O nome WASP-193b tem origem na metodologia de sua descoberta, realizada através de uma colaboração internacional conhecida como Wide Angle Search for Planets (Busca de Planetas em Ângulo Amplo), ou WASP.