Veja áreas impróprias para banho no lago Paranoá, em Brasília

95% do lago é seguro para banho

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Um dos mitos persistentes sobre Brasília e o Lago Paranoá é a suposta impropriedade de suas águas para banho. No entanto, dados recentes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) revelam que 95% das áreas públicas ao redor do lago são adequadas para atividades recreativas como natação, mergulho e remo.

Segurança nas Águas

Segundo a Caesb, a maior parte do Lago Paranoá é segura para banhistas, com apenas 5% das áreas margeantes apresentando riscos de contaminação. Esses pontos críticos estão próximos às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), onde a proximidade pode resultar em impurezas residuais, tornando essas águas inadequadas para banho.

As ETEs têm a função de coletar esgoto e transformá-lo em água tratada. Apesar do tratamento, a água nessas áreas específicas ainda contém impurezas, o que a torna imprópria não apenas para banho, mas também para lavar as mãos.

Monitoramento da Qualidade da Água

A Caesb opera um programa rigoroso para monitorar a qualidade da água do Lago Paranoá. Através de um mapa de balneabilidade, a companhia identifica 34 pontos de monitoramento ao longo do lago. Equipes realizam coletas semanais de amostras e medem o pH da água diretamente no local. Os resultados dessas análises são disponibilizados no Mapa de Balneabilidade, acessível ao público.

Avaliações recentes, realizadas em 21 de maio, indicam que algumas áreas permanecem impróprias para banho. Entre elas estão as águas próximas à ETE do Lago Norte, à ETE do Lago Sul, à área próxima ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU) na Asa Sul e o piscinão do Lago Norte.

Normas e Regulações

A Caesb esclarece que, conforme o art. 2º, §4º, da Resolução CONAMA n° 274/2000, a água é considerada imprópria para recreação de contato primário se, na última amostragem, o valor de E.coli for superior a 2.000/100mL ou se houver floração de algas e outros organismos na área avaliada.

Os pontos mais seguros e recomendados para banho podem ser conferidos no Mapa de Balneabilidade, atualizado regularmente para garantir a segurança e bem-estar dos usuários do Lago Paranoá.

Confira o mapa: https://atlas.caesb.df.gov.br/MapaBalneabilidade/

 

*Com informações do Correio Braziliense.