DF registra umidade do ar mais baixa que o deserto do Saara

A umidade do ar no deserto do Saara oscila entre 14% e 20%; a capital federal registrou 9% nessa segunda

Nathalia Vajas
Por Redação Curta Mais

O Distrito Federal enfrentou, nessa segunda-feira (2), o dia mais seco do ano, com a umidade relativa do ar atingindo 9% na Estação Meteorológica do Gama, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura máxima chegou a 33ºC.

No Plano Piloto, a umidade foi registrada em 14%. A capital federal já contabiliza mais de 130 dias sem chuvas, e ainda não há previsão de quando a estiagem será interrompida.

Em resposta às condições extremas, o Inmet emitiu um alerta vermelho entre 13h e 17h de segunda-feira, alertando para a possibilidade de a umidade relativa do ar cair abaixo de 12%, um patamar consideravelmente inferior aos 60% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para esta terça-feira (3/9), o DF está sob um alerta amarelo, indicando um risco moderado para incêndios florestais e saúde, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%.

O último registro de umidade tão baixa no DF ocorreu em 3 de setembro de 2022, também com 9%. O recorde histórico, no entanto, foi alcançado em 4 de setembro de 2019, quando a umidade caiu para 8%, segundo medições realizadas no Gama.

 

Foto: Agência Brasília