Rodoviária do Plano Piloto terá estacionamento pago a partir deste domingo

Conic e plataforma superior terão tarifas diferentes; demais áreas passam a ser cobradas nos próximos dias. Confira os valores e as formas de pagamento do estacionamento

Jefter Guerra
Por Jefter Guerra
Rodoviária do Plano Piloto terá estacionamento pago a partir deste domingo
Foto: Reprodução/ wikipedia

A partir deste domingo (6), os motoristas que utilizam o estacionamento da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, devem se preparar para a cobrança de tarifa em algumas áreas do local. Nesta primeira fase, a cobrança será aplicada apenas nas vagas próximas ao Conic e na plataforma superior, que fica voltada para o Setor de Diversões Sul. O valor inicial é de R$ 7 por hora.

advertising

O pagamento da cobrança poderá ser realizado de forma prática e digital. Serão aceitos PIX, cartões de crédito ou débito, diretamente nos terminais de autoatendimento instalados no local, além do aplicativo Atlas Park, disponível para download em celulares Android e iOS. Essa modernização no sistema tem o objetivo de facilitar a rotina dos usuários e reduzir filas.

advertising

A medida faz parte de um plano gradual de implementação. Segundo a concessionária responsável, a cobrança será estendida para outras áreas da Rodoviária nos próximos dias, sempre com comunicação prévia à população.

Quando todas as áreas forem incluídas, os valores praticados serão diferenciados:

  • R$ 12 por hora nas vagas localizadas atrás da Rodoviária, próximas ao Conjunto Nacional;
  • R$ 7 por hora nas áreas do Conic e plataforma superior, como já começará neste domingo.

A cobrança abrangerá todos os veículos que estacionarem nas áreas tarifadas, independentemente do tempo de permanência. Para quem utiliza o local com frequência, serão disponibilizados planos diários e mensais com condições específicas. Além disso, todos os veículos estarão cobertos por seguro enquanto estiverem nas dependências do estacionamento pago.

De acordo com a empresa que administra o local, a nova política de cobrança visa organizar o fluxo de veículos, garantir rotatividade nas vagas e melhorar a segurança e conservação das áreas de estacionamento. A iniciativa também busca atender uma demanda antiga de regularização no uso dos espaços públicos na região central de Brasília.

advertising

A medida, no entanto, tem gerado diferentes reações entre os usuários. Alguns motoristas, principalmente os que utilizam o local diariamente para trabalhar ou estudar, demonstraram preocupação com o impacto financeiro da cobrança. Já outros veem a mudança como positiva, especialmente pela promessa de mais segurança e organização.

A concessionária informou que equipes estarão no local nos primeiros dias de implementação para orientar os motoristas e esclarecer dúvidas sobre a cobrança, formas de pagamento e opções de planos. A presença dos atendentes visa reduzir transtornos e garantir uma transição tranquila para o novo modelo de estacionamento.

Além disso, a concessionária disponibilizará atualizações frequentes sobre o processo de ampliação da cobrança nas outras áreas da Rodoviária por meio de seus canais oficiais de comunicação, redes sociais e sinalizações instaladas no próprio local.

A expectativa é de que, com a total implantação da cobrança, o sistema traga mais organização para uma das áreas mais movimentadas do Distrito Federal. A Rodoviária do Plano Piloto é um dos principais pontos de integração de transporte da capital e recebe diariamente milhares de pessoas, seja a caminho do trabalho, estudo ou para utilizar serviços diversos.

Por isso, a administração reforça a importância de que os usuários fiquem atentos às sinalizações e informações atualizadas, garantindo assim o uso adequado das vagas e evitando multas ou transtornos. A cobrança de estacionamento, segundo a concessionária, não é apenas uma medida arrecadatória, mas parte de um conjunto de melhorias no espaço urbano central de Brasília.

A Rodoviária do Plano Piloto segue como ponto-chave para a mobilidade urbana do DF, agora com uma nova dinâmica para os motoristas que optam por estacionar nas imediações. E a cobrança é apenas o começo de uma série de mudanças que prometem transformar a experiência de quem passa por ali todos os dias.

O Curta Mais está no WhatsApp!

Entre no canal e acompanhe notícias e dicas

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Qual a nota desse conteúdo?

De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura: