Como 6 mil portugueses influenciaram na cultura dos moradores de Florianópolis

Cultura açoriana apresenta traços históricos, colaborando com a riqueza cultural da cidade

developer
Por developer
3a4248a2c112468823b5bb1edaa4b924

Florianópolis, a linda cidade e capital do Estado de Santa Catarina, é conhecida pelas praias paradisíacas, dunas e trilhas em meio a mata atlântica A ilha oferece experiências incríveis em suas paisagens naturais de tirar o fôlego. 

 

Além da beleza, Floripa também é uma cidade com história densa e multicultural, entre elas, a açoriana, que faz parte dos costumes e da arquitetura local. 

 

A cultura açoriana chegou a Florianópolis entre 1748 e 1756, juntamente com cerca de 6 mil portugueses que vieram principalmente das Ilhas dos Açores para construir uma nova vida na região. A capital já era habitada por indígenas, que tinham como atividades de subsistência: a pesca, agricultura tradicional e coleta de moluscos. Na praia do Campeche e na costa da praia do Santinho ainda é possível encontrar suas inscrições rupestres. 

 

Os portugueses começaram a invadir a ilha somente depois de um tempo que a Ilha de Santa Catarina ganhou posição estratégica para a navegação, com a chegada de Francisco Dias Velho, que fundou Nossa Senhora do Desterro, antigo nome de Florianópolis. Antes disso, os espanhóis já tinha fixado moradia na Ilha Meiembipe

 

É possível ver a cultura açoriana ainda hoje em muitas construções, cultura predominante na arquitetura no litoral de Santa Catarina. Florianópolis é a cidade de Santa Catarina que mais possui traços notáveis dessa cultura ainda hoje. 

 

Alguns lugares onde se pode observar a cultura açoriana são: o Mercado Público Mundial, a Praça XV, a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza e o Largo da Alfândega. 

 

Uma boa opção para quem quer conhecer a cultura de perto é fazer um passeio para conhecer cerca de 25 pontos históricos da cidade, passando pelas primeiras casas e igrejas, construídas ainda no século XVIII e visitando lugares como Avenida das Rendeiras, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e o Centro Histórico, além de conhecer também a riqueza da herança gastronômica existente à beira-mar, com pratos feitos à base de peixes, moluscos e crustáceos.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

+ Notícias para você