Roteiro histórico em Florianópolis: Conheça os pontos turísticos que contam a história da cidade

Explore a história de Florianópolis através de seus pontos turísticos, como Centro Histórico e as Fortalezas

developer
Por developer

A capital de Santa Catarina, conhecida por suas formosas praias, é também um lugar rico em história e cultura. Caminhar pelos pontos turísticos de Floripa nos permite embarcar em uma jornada no tempo, descobrindo a grandiosidade das fortalezas que defenderam estas terras. 

 

Florianópolis é muito mais do que uma simples cidade, mas sim um testemunho vivo da herança dos antepassados, suas ruas guardam a história que a cidade carrega. Vamos explorar os encantos que moldaram a identidade desta cidade única, conhecendo alguns de seus pontos turísticos. 

 

1- Praça XV de Novembro

A Praça XV de Novembro, também chamada popularmente apenas como Praça XV ou ainda Praça da Figueira, é uma praça situada no bairro Centro, na cidade de Florianópolis. Ela fica no local onde foi fundada a cidade, tendo partido dali a povoação da então Vila de Nossa Senhora do Desterro

 

Endereço: Praça XV de Novembro, S/N – Centro, Florianópolis – SC, 88010-400

 

2- Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

O Palácio Cruz e Sousa, antigo Palácio Rosado, é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina desde 1986, e está localizado no Centro de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em frente à principal praça da cidade, a Praça XV de Novembro, tendo servido como Palácio do Governo do Estado

 

Endereço: Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro, 227 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-400:

 

3- Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral Metropolitana de Florianópolis, dedicada a Nossa Senhora do Desterro, é a igreja na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Florianópolis, desde sua criação, em 19 de março de 1908. A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Endereço: R. Padre Miguelinho, 55 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-102

 

4- Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa é um distrito, bairro e praia da cidade de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. Antigo núcleo de imigração de açorianos, é considerado um bairro histórico e turístico.

 

5- Fortaleza de São José da Ponta Grossa

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa localiza-se entre as praias do Forte e do Jurerê, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Ergue-se em posição dominante na encosta do morro da Ponta Grossa, a noroeste da ilha de Santa Catarina, dominando a baía Norte.

 

Endereço: Serv. da Carioca, s/n – Praia do Forte, Florianópolis – SC, 88010-000

 

6- Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones localiza-se na Ilha Ratones Grande, na baía norte da ilha de Santa Catarina, entre a ponta da Gamboa e a ponta do Sambaqui, em Florianópolis, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil.

 

Endereço: Ilha de Ratones Grande s/n Baía Norte, Florianópolis – SC

 

7- A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, ou simplesmente Fortaleza de Anhatomirim, ergue-se na ilha de Anhatomirim, na barra norte do canal da ilha de Santa Catarina, atual município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. 

 

Endereço: Ilha de Anhatomirim, Gov. Celso Ramos – SC, 88190-000

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

>Veja também< 

 

Conheça as 10 melhores praias de Florianópolis

Como 6 mil portugueses influenciaram na cultura dos moradores de Florianópolis

Gastronomia em Florianópolis: um mergulho nos sabores da culinária local

 

 

+ Notícias para você