10 destinos perfeitos para curtir o feriado em Goiás

Desvendamos os segredos das belezas de Goiás especialmente para você!

Eduarda Leão
Por Redação Curta Mais
rio quente aviva
Reprodução/Hot Park

No dia 29 de março é comemorado nacionalmente a sexta-feira da paixão. E cá entre nós, nada melhor do que um feriado para repor as energias e aproveitar um momento de lazer. Você nem precisa sair do estado para aproveitar, em Goiás é possível encontrar ambientes incríveis para deixar qualquer um de boca aberta.

É pensando nisso, o Curta Mais separou destinos especiais para curtir dentro de Goiás e conhecer mais desse estado encantador.

1. Itaberaí

A cidade de Itaberaí está localizado a 109,8 quilômetros de Goiânia e é repleta de atrações para quebrar um pouco a rotina. O local faz parte do trajeto do Caminho de Cora Coralina e conta com paisagens que vão te fazer admirar o cerrado brasileiro. Para os amantes de antiguidades e história, no município você pode conhecer o Museu Histórico de Itaberaí, que conta a história do local e tem um arsenal de antiguidades. Para os amantes de vinho, não deixe de conhecer a Vinícola Goiás e também o parque ecológico.

Reprodução/Tripadvisor/Janaina Oliveira

2. Aruanã

Como diria aquela conhecida música de Althair e Alexandre “Tá nervoso? Vai pescar!”, e se você procura um feriado de lazer com a prática de pesca esportiva, você encontrou o lugar ideal! A cidade que fica a 314,3 km de Goiânia, conta com paisagens que vão te surpreender. E já fique sabendo que Aruanã dá um show quando o assunto é praia de água doce. Além disso, você pode explorar turismo étnico na Aldeia Buridina Karajá e amplificar seus conhecimentos culturais.

Reprodução/Augusto Mirando/MTur

3. Cocalzinho de Goiás

Está preparado para uma experiência imersiva de conexão com a natureza em uma caverna goiana? A Caverna ou Gruta dos Ecos, em Cocalzinho de Goiás, é ideal para quem ama uma aventura. O local possui 1.275 metros de extensão e cerca de 150 metros de profundidade, é uma beleza natural de deixar qualquer um boquiaberto. E para provar que você não precisa sair de Goiás para conhecer destinos incríveis, esse é o lugar onde está o maior lago subterrâneo da América do Sul. Fica a 208 km de Goiânia, sendo possível até mesmo fazer rapel com a companhia de guias experientes.

Reprodução/Alexandre Lobo

4. Pires do Rio

Para você que gosta de aventuras, a Cachoeira do Maratá é uma parada obrigatória em Goiás. A queda d’água tem mais de 55 metros de altura, a diversão e o entretenimento é garantido aos turistas. E quando chegar lá, deixe a preguiça de lado, pois no local é praticado diversos esportes radicais. A cachoeira está localizada no município de Pires do Rio que tem mais de 100 anos de história e está a 140 quilômetros de distância de Goiânia. Além do Museu Ferroviário de Pires do Rio que conta com acervos que pertenciam aos ferroviários.

Reprodução/Tripadvisor/@Edjane40

5. Rio Quente

Você sabia que o maior parque de diversões aquáticos goiano, o Hot Park, foi considerado melhor que Magic Kingdom Park da Disney World em um ranking feito pela TripAdvisor? É meu amigo, Goiás tá “chique no último” e você precisa conhecer esse local que une diversão e tranquilidade, tem para todos os gostos. O local conta com mais de 55 mil m² e é abastecido com as águas quentes da região, além das belezas naturais são de tirar o fôlego! Além disso, o município conta com hospedagens incríveis e uma ótima culinária para aproveitar.

Divulgação/Aviva

6. Alexânia

O local está entre Brasília e Goiânia, tem um roteiro cultural incrível para os amantes de uma boa cachaça e aqueles que adoram fazer umas comprinhas. Em Alexânia, é possível conhecer o Alambique Cambéba, um ambiente que une alta gastronomia, adega subterrânea, passeio gratuito com degustação e uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Além disso, também possui o Outlet Premium que possui mais de 75 lojas com desconto para você aproveitar e renovar a sua casa e o seu guarda-roupa.

Reprodução/Marcos Aleotti - Curta Mais

7. Formosa

Na região de Formosa, você encontra o Salto do Itiquira. O local conta com uma cachoeira goiana que é de se apaixonar, ela tem cerca de 168 metros de queda d’água e uma beleza fenomenal. O parque onde está localizada a cachoeira fica a 316 km de Goiânia e possui restaurantes para você poder curtir o dia inteiro sem se preocupar! O valor do ingresso para entrar no local varia entre R$20 e R$10 reais. E não para por aí, Formosa também tem a Lagoa Feia, que apesar do nome é um local lindíssimo, onde você pode se aventurar em jet ski, stand-up paddle, canoagem, passeio de lancha e pedalinho, é importante te contar também que é um local público, aberto todos os dias da semana.

Reprodução/Derson Araujo

8. São Domingos

Um dos segredos de Goiás é certamente a natureza riquíssima em fauna e flora que encanta turistas de todo mundo. No nordeste do estado você consegue encontrar aventura e turismo de qualidade. O Parque Estadual da Terra Ronca está localizado em São Domingos e é considerado um dos maiores complexos de cavernas e grutas da América do Sul, possuindo uma área de 57 mil hectares composta por rios e cachoeiras de águas cristalinas. A distância de Goiânia até esse paraíso da natureza é de 610 km e você pode se hospedar nos arredores do parque, é importante lembrar que a contratação de um guia credenciado é indispensável para a visita.

Reprodução/José Humberto de Paula

9. Mineiros

Que tal um safári animado, cupinzeiros coloridos, boia-cross e uma natureza de tirar o fôlego sem precisar sair do estado? A aventura está garantida no Parque Nacional da Ema, localizado a 460 km de Goiânia. É uma verdadeira joia goiana que dá um show de conservação da natureza, uma experiência sensacional para os amantes da natureza. Além disso, o local tem diversas cachoeiras prontas para tornar sua experiência ainda mais completa.

Reprodução/Flávio Martins

10. Jataí

E se engana quem pensa que Jataí se destaca apenas pela produção de grãos e leite de Goiás, o município que está a 320 km de Goiânia surpreende os turistas com roteiros culturais. Para você que ama história e artesanato, o local tem a Casa do Artesão de Jataí, que está localizado em um prédio histórico, onde você pode apreciar artesanatos com vários materiais, sendo eles, palha de milho, fibras de bananeira e madeira. Sabemos que a corrida é uma prática de esportes que está em alta, em Jataí tem o excelente Parque Ecológico Diacuí para repor suas energias e se manter mais saudável enquanto aprecia uma boa paisagem natural.

Reprodução/Prefeitura de Jataí

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.