Renomado dublador e ator brasileiro, José Santa Cruz, morre aos 95 anos

Astro emprestou a voz à Magneto, Dino da Silva Sauro, J. Jonah Jameson, Hagrid e mais papéis icônicos

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
jose santa cruz tata barreto

Nesta sexta-feira, 26, faleceu o ator, comediante, radialista e renomado dublador brasileiro, José Santa Cruz, aos 95 anos. A notícia foi divulgada pelo seu bisneto Ivan Franco pelas redes sociais.

O multiartista nasceu em 14 de março de 1929, no município de Picuí, na Paraíba. A causa da morte ainda não foi divulgada. Entretanto, Santa Cruz convivia com a doença de Parkinson e estava internado com broncopneumonia.

Um dos pioneiros da televisão brasileira, o artista ficou conhecido por personagens como o Jojoca de A Praça É Nossa e do Zorra Total (1999-2015). Ele também foi um dos maiores dubladores do país – dando voz ao mutante Magneto, nos filmes e animações dos X-Men, e Dino da Silva Sauro, em Família Dinossauro.

O último papel dele foi o padre Léo, em Espelho da Vida (2019), responsável por ajudar Cris (Vitória Strada) a descobrir o que havia acontecido em sua vida passada – em que foi assassinada na figura de Júlia Castelo (Vitória Strada).

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.