5 livros que você precisa ler antes de fazer provas para concursos e vestibulares

Saiba quais são os 5 livros que a leitura é obrigatória e que são cobrados em concursos públicos e vestibulares

Suzana Goncalves
Por Redação Curta Mais
Estante de livros
reprodução: internet

Livros são importantes colaboradores para obter conhecimento, entender melhor o mundo e aumentar o vocabulário. Eles também transcendem o tempo e as fronteiras culturais, impactando leitores de diversas gerações. Alguns clássicos carregam significados universais, propõem reflexões sobre a condição humana e exploram temas como: amor, poder, injustiça, ambição e busca por identidade. O Curta Mais preparou uma lista com 5 livros que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida e esses livros são cobrados em provas de concursos públicos e vestibulares.

 

1. “Quarto de Despejo” – Carolina Maria de Jesus

O livro “Quarto de Despejo” foi lançado em 1960, e conta a história da autora Carolina Maria de Jesus, que foi catadora de papel na favela do Canindé (SP). A obra narra a realidade da pobreza, fome e racismo enfrentados por Carolina e seus vizinhos, expondo as desigualdades sociais do Brasil dos anos 1950. A linguagem do livro é simples, mas impactante, oferecendo um olhar real e autêntico sobre a vida na periferia urbana.

Compra confiável e com desconto aqui.

Livro Quarto de Despejo

reprodução: internet

2. “A Hora da Estrela” – Clarice Lispector

O livro “A Hora da Estrela”, foi lançado em 1977, acompanha a história de Macabéa, uma jovem nordestina pobre e sem perspectivas que vive no Rio de Janeiro. A obra, que é narrada por Rodrigo S.M., explora os temas: invisibilidade social, a banalidade da existência e a busca por identidade em um mundo indiferente. O livro tem uma narrativa introspectiva e sensível, que revela a vida simples de Macabéa e seu trágico destino.

Compra confiável e com desconto aqui.

Livro A Hora da Estrela

reprodução: internet

3. “O Vermelho e o Negro” – Sthendal

O livro “O Vermelho e o Negro”, foi lançado novembro de 1830. A obra é um romance que acompanha a ascensão e queda de Julien Sorel, um jovem de origem humilde, mas muito ambicioso, na França do século XIX. Dividido entre o clero (representado pelo “negro”) e o exército (representado pelo “vermelho”), Julien busca a sua subida social usando seu charme e manipulando os outros. O livro explora temas como: hipocrisia social, poder, e os conflitos entre paixão e ambição, refletindo a sociedade francesa depois de Napoleão Bonaparte. Compra confiável e com desconto aqui.

Livro O Vermelho e o Negro

reprodução: internet

4. “O Livro do Desassossego” – Fernando Pessoa

“O Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, foi lançado em 1982, e é uma obra imperfeita e introspectiva atribuída ao semi-heterônimo Bernardo Soares(que tem características do autor Fernando Pessoa). A obra é uma coleção de pensamentos, reflexões e confissões que exploram temas como a angústia existencial, a solidão, e a busca por sentido em um mundo caótico. Com uma linguagem melancólica, o autor cria uma obra que mergulha profundamente na complexidade da experiência humana.

Compra confiável e com desconto aqui.

O Livro do Desassosego

reprodução: internet

5. ‘Dom Casmurro’, Machado de Assis

O livro “Dom Casmurro”, do célebre Machado de Assis, foi lançado em 1899, e narra a história de Bento Santiago (Bentinho), um homem que, ao escrever suas memórias, tenta desvendar se foi traído por sua esposa, Capitu, com seu melhor amigo, Escobar. A narrativa é marcada pela incerteza e pela complexidade psicológica dos personagens, explorando temas como: ciúme, dúvida e a fragilidade da memória. O romance é uma das obras-primas do realismo brasileiro e critica a sociedade carioca do século XIX. 

Compra confiável e com desconto aqui.

Livro Dom Casmurro

reprodução: internet

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.