10 destinos para viajar sozinho no Brasil (um fica em Goiás)

Viajar sozinho é saber apreciar a própria companhia e no Brasil tem vários destinos incríveis, inclusive em Goiás.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
bed7bade1101a279b83900548f636cc3

Viajar com família e amigos pode ser bem divertido, mas você já experimentou viajar sozinho? Pode ser encantador fazer uma trip só você, com você mesmo. Além do autoconhecimento, é possível fazer tudo no seu tempo e conhecer pessoas novas. Apreciar a própria companhia também é essencial para a saúde mental.

Nosso país tem destinos incríveis para quem deseja fazer sua primeira viagem sozinho. Quem já está habituado a fazer esse tipo de turismo, saiba que tem lugares favoritos pelos “solitários” no Brasil.

Elaboramos um roteiro com 10 destinos perfeitos para quem deseja viajar sozinho, e um deles é em Goiás. Vamos nessa?

 

1. Ouro Preto (Minas Gerais)

422790ebc4ccd4fe1955f6ff6daeff5a.jpg

Foto: Getty Images

 

A principal cidade histórica mineira é um marco da arquitetura barroca e é apreciada por turistas do Brasil inteiro em todos os meses do ano. Apesar de turística, conserva ares calmos e bucólicos, como se mantivesse um contato vivo com o passado colonial.

Andar pelas ladeiras de pedra, visitar museus, igrejas dos séculos 17 e 18, comprar peças antigas nos antiquários e, claro, saborear a comidinha mineira nos charmosíssimos restaurantes, são opções na cidade. Visitar Ouro Preto é ter a oportunidade de conferir um valioso aprendizado histórico e se divertir bastante. Vale um passeio sozinho, sem dúvidas!

 

2. Paraty (Rio de Janeiro)

cb23c9fb50d9b0944d047fb933d121b2.jpg

Foto: Getty Images

 

Se tomar um café ou beber um chopp em um barzinho com arquitetura colonial e, caso tenha a oportunidade de ir em período certo, apreciar diferentes eventos, lhe agradam, a viagem para Paraty, no Rio de Janeiro, é uma excelente pedida.

A cidade fluminense também tem praias bonitas e realiza diferentes eventos durante o ano, como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), uma das mais importantes feiras literárias do país, onde ocorrem saraus, debates e palestras com escritores do mundo inteiro e apresentações musicais de MPB. Na época do evento, entre julho e agosto, a cidade fica muito cheia e por essa razão é indicado fazer a reserva do hotel com antecedência.

 

3. Jericoacoara (Ceará)

454299525641fbb08a7bd03b3a0a4e75.jpg

Foto: Getty Images

 

Jericoacoara está facilmente no top 10 das regiões mais bonitas do Brasil e é super recomendada ao viajante que quer desfrutar do ar fresco e mergulhar nas praias de águas mornas e calmas. E como uma hora ou outra é interessante viajar sozinho para se esquecer dos problemas, nada como um cenário desses para fazer novas amizades deitado numa rede a beira mar.

 

4. Trancoso (Bahia)

c06224107ae093dd2a29508b6bbd9c88.jpg

Foto: Getty Images

 

Caminhas entre as falésias e casinhas coloridas, com um astral bem “good vibes” é a cara de Trancoso. Além disso o local oferece diversas baladinhas, que são uma ótima pedida para quem está viajando sozinho. 

 

5. Alto Paraíso de Goiás (Goiás)

bc977ae716840be8961282ec69c99b9d.jpg

Foto: Getty Images

 

Curtir cachoeiras cristalinas, paisagens estonteantes, numa vibe mística sozinho ou acompanhado é, sem dúvidas, incrível. Alto Paraíso, é uma cidade única no Brasil e fica logo aqui em Goiás, na Chapada dos Veadeiros. De trilhas, até tratamentos espirituais tem lá! Dá pra embarcar numa viagem de autoconhecimento e cura na Chapada. No distrito de São Jorge, onde as ruas ainda são de terra, acontecem diversos eventos culturais durante o ano.

 

6. Foz do Iguaçu (Paraná)

d87a2c601b9f6d499c477ec4f0303b00.jpg

Foto: Getty Images

 

Normalmente grupos de amigos, familiares ou colegas do trabalho marcam para ir a Foz do Iguaçu e conferir as famosas cataratas, mas esse é um passeio super indicado para quem vai seguir viagem na companhia de si próprio, na cara e na coragem, pois visitar a cidade paranaense é ter a chance de entrar em contato com a natureza, contemplando a fauna e a flora. Algo ótimo para se fazer sozinho. Na cidade ainda tem o famoso Parque das Aves.

 

7. Chapada Diamantina (Bahia)

e6f9600b964351be9f1b551ac26bc66a.jpg

Foto: Getty Images

 

Aventureiros solitários que amam fazer trilhas em paisagens surpreendentes, tem que marcar a data pra conhecer esse lugar. A Chapada Diamantina compreende 13 municípios, entre Lençóis, Andarai, Mucugê, Igatu e outras cidadezinhas charmosas e agradáveis, é o principal destino do Brasil param quem aprecia tais características geográficas. Em Lençóis, a maior delas, o centro histórico encanta, com charmosas casinhas da época da exploração de diamante na região. Contrate guias locais para fazer os passeios. 

 

8. Bonito (Mato Grosso do Sul)

158e25d205c63068571cf3ddc0e7db48.jpg

Foto: Getty Images

 

Bonito é sinônimo de ecoturismo no Brasil e um destino recomendado a quem deseja mergulhar em águas cristalinas, respirar o ar puro de um ambiente com tanto verde e aproveitar dia, tarde e noite um ambiente calmo, relaxante e, por que não, terapêutico?

Mergulhos, trilhas, muitas águas cristalinas podem te trazer um bem estar sem precedentes!

 

9. Itacaré (Bahia)

36d870709940f82d10f89946c5157821.jpg

Foto: Getty Images

 

Ah, a Bahia! Não tem como não ficar apaixonado diante de regiões tão lindas. Itacaré é dessas cidades boas para descansar e também fazer trilhas em direção às praias mais distantes e curtir esportes mais radicais, como o rafting.

A rua Pituba, na região central do município, tem lojas pequenas, bares que tocam músicas de ritmos distintos e muitas pessoas animadas e dispostas a curtir a noite inteira. Seja nessa parte urbana ou nos vilarejos mais distantes, nas praias e rios, Itacaré conserva um irresistível aspecto hippie. Admiravelmente rústico!

 

10. Jalapão (Tocantins)

20a6f51ef960e2f8c16fb2b86caf0bd8.jpg

Foto: Getty Images

 

Um deserto, bem no meio do Brasil, com verdadeiros oásis pelo caminho, esse é o Jalapão, no Tocantins. A região é percorrida por carros 4×4, operados por guias e agências locais que te levam a uma jornada única. As estradas são pura areia e o clima é quente e seco, metade do ano, já na outra metade é quente e úmido, com grandes variações de temperatura durante o dia. O Jalapão vai te fazer ver paisagens que nem parecem brasileiras, mas o que mais encanta por lá são os fervedouros, onde você tenta, mas não afunda. O fenômeno é chamado de “insurgência das águas”. Vale a pena conhecer mais este destino incrível do nosso país.

 

Boa Viagem!

 

Foto da capa: Getty Images