Barbie ainda movimenta cinemas de Goiânia e Aparecida

O filme Barbie continua atraindo multidões nos cinemas de Goiânia e Aparecida, impulsionando a economia local e criando uma febre rosa

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
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O burburinho do momento em Goiânia e Aparecida está inegavelmente tingido de rosa. O aguardado filme Barbie, estrelado por Margot Robbie e a primeira produção cinematográfica da gigante do brinquedo Mattel, finalmente estreou nas salas de cinema brasileiras, causando uma verdadeira onda cor-de-rosa. Além de proporcionar entretenimento, o fenômeno Barbie tem impulsionado notavelmente a economia local.

O mundo levantou as sobrancelhas quando as tintas em tons cor-de-rosa esgotaram no início do ano. E essa foi apenas a ponta do iceberg. Com 64 anos de reinado na indústria do brinquedo, a Barbie está agora no epicentro de um surpreendente boom de negócios. No Brasil, os ingressos para a estreia do filme se esgotaram duas semanas antes, um indicador do fervor dos fãs.

As lojas de roupas e calçados, assim como as lanchonetes e restaurantes, foram inundadas por itens relacionados ao icônico universo Barbie. Ayla Thaynara, uma lojista do Moga Moda Park, na região 44 Goiânia, que é o segundo maior polo de moda de Brasil,  lançou uma coleção especial inspirada na boneca, dominada pelo rosa e aplaudida pelos consumidores. Tatiane Ribeiro seguiu o mesmo caminho, com uma linha de tricô que vendeu rapidamente.

A estratégia criativa de Emíliana Anselmo Dutra da Cunha, que instalou uma caixa “instagramável” em sua loja no Mega Moda Shopping,  para que os clientes pudessem se fotografar como se fossem bonecas Barbie, demonstrou a inteligência do mercado em capitalizar a tendência.

 O setor masculino de moda também se engajou na febre rosa, com Senny Santos disponibilizando opções que lembram os figurinos do Ken, o famoso companheiro da Barbie.

A onda Barbie também tem impacto sobre o setor de beleza. Eliana Martins, proprietária de um salão de beleza em Goiânia, testemunhou um aumento na demanda por extensões de cabelo loiras, bem como unhas e maquiagens temáticas.

No entanto, a questão que permanece é: até quando essa tendência vai durar? A Barbie sempre teve um lugar especial na cultura popular e parece que isso continua a se refletir no cenário econômico. A análise da Timelens revelou que a busca por “Barbie” cresceu 208% apenas nas duas primeiras semanas de julho no Brasil, somando quase 4 milhões de buscas no Google.

A perspectiva de uma sustentabilidade a longo prazo parece promissora. Mas como em qualquer tendência, o tempo é o único juiz fiável. Por enquanto, Goiânia e Aparecida estão curtindo seu momento “Barbie”. 

De acordo com Amanda Starling, head de marketing de um  shopping de Goiânia, que tem cinema e fez diversas ações focadas no rosa e no lançamento da Barbie, mesmo após a intensa movimentação envolvendo a estreia do filme  na semana passada, as pessoas continuam buscando por opções de looks e acessórios rosa. “Além disso, as salas do Cinemais aqui do Shopping Bougainville continuam sempre lotadas, principalmente as salas Vips, e o público também pode aproveitar um cenário todo especial que continua na entrada das salas de cinema”, comentou.

A equipe de marketing do Aparecida Shopping também disse ao Curta Mais que o filme continua em destaque na cidade. “Já vieram em torno de 8 mil pessoas. A média de vendas ao dia está sendo de pouco mais de 1.500 ingressos”, informaram por meio de nota e acrescentaram ainda que a procura está enorme, com todas as salas de todos os horários cheias.  No shopping são 8 sessões diárias. 

No Buriti Shopping, do dia 20 a 24 de julho, 13.800 pessoas foram ao Moviecom Buriti Shopping.  De acordo com Raphael Frossard de Faria, proprietário do Moviecom Buriti, o filme está sendo um grande sucesso, “O mundo inteiro só fala de Barbie”, disse.

Ainda de acordo com ele, isso fez com que a procura fosse enorme e as sessões disponíveis na primeira semana foram bastante disputadas. A “Nossa expectativa é de que o filme permaneça com bastante apelo do público nos próximos dias”, disse ao acrescentar que o filme se tornou a segunda maior abertura de quinta-feira dos últimos tempos levando cerca de 1,2 milhão de brasileiros aos cinemas, mostrando a força dos cinemas no Brasil e no mundo.

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Matéria desenvolvida pela estagiária de jornalismo Amanda Mendonça com a supervisão da Jornalista Fernanda Cappellesso