FGTS libera R$ 1,02 bilhões de recursos de contas inativas em Goiás

Saiba como verificar se você possui saldo de conta inativa

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
2b6a0766244479dbf76b536f157e1b43

No final de dezembro, o presidente Michel Temer anunciou que não haveria mais limite de valor para saque das contas inativas do FGTS. Ele se refere às contas que não recebem novos depósitos e que pertencem a mais de 10 milhões de trabalhadores.

Os recursos poderão ser retirados para qualquer finalidade, e não mais em casos de doença grave ou para compra de imóvel. Na avaliação do governo, esta medida ajudará no aquecimento da economia e para a redução da inadimplência “como um todo”.

Os trabalhadores alcançados são aqueles que possuem contas do FGTS inativas até 31 de dezembro de 2015. Sabem que essas contas são geradas quando um empregado deixa o emprego e vai para outro emprego. A conta anterior torna-se inativa, abre-se uma nova no novo emprego, ele só poderá sacar quando se aposentar ou na aquisição de moradia própria. Há restrições para o saque dessas contas. A medida é mais uma tentativa do governo de estimular a economia, que está em recessão desde 2015 e ainda não deu sinais consistentes de recuperação, em meio a baixa confiança dos agentes econômicos.

Para as contas inativas em Goiás, o FGTS vai liberar R$ 1,02 bilhões de recursos para 1,1 milhão de trabalhadores a partir do próximo dia 17 de fevereiro.

Verifique se você possui saldo de conta inativa no site da Caixa Econômica Federal.