Hotel de Goiânia virou grande marco de luxo e poder

Empreendimento nasceu de uma história envolta em tragédias e dúvidas mas ganhou um 'final' feliz

Julia Macedo
Por Julia Macedo
5d7fb7dadb199d163609b569c8b1ad13

Goiânia nasceu a partir de seu Centro histórico. Inspirado nas Cidades-Jardim francesas, a nova capital deveria se desenvolver a partir da Praça Cívica, sendo este o seu centro administrativo.

Com o crescimento da jovem capital e a chegada de novos investidores, o mercado imobiliário começava a erguer hotéis. O objetivo era abrigar os empresários que chegavam ao município em caravanas.

O Setor Central foi o ponto da cidade que recebeu maior investimento. Visto como principal espaço de comércio, abrigava dois grandes mercados públicos, sendo eles o Popular e o Central.

Em 1957, o espaço da Rua 4 com as ruas 6 e 7, próximo ao antigo Mercado Municipal, recebeu o hotel Umuarama. Empreendimento dos irmãos Walter, José (Zequinha) e Maria Geralda (Maricota) Salles, era símbolo de bom trabalho e inovação, segundo os visitantes.

umuarama

Para a inauguração do Umuarama Plaza Hotel, Walter Salles embarcou em um ônibus para Brasília. O objetivo seria convidar o presidente da República, Juscelino Kubitschek. Na rota de volta para Goiânia, o transporte se envolveu em um grave acidente.

Entre os 44 passageiros, Walter foi o único que morreu. Mesmo com o luto do acontecimento, a família seguiu com a programação. O hotel foi inaugurado com a presença do então presidente, como havia prometido ao falecido.

umuarama

Sob direção de Zequinha e Maricota, muitos esperavam que o local falisse logo após a inauguração. Mesmo sem experiências no segmento hoteleiro, os dois conseguiram lidar com os negócios e o hotel prosperou. Em 1976, o Umuarama contrataria os primeiros profissionais da rede hoteleira.

Marco Antônio Massad assinou contrato como gerente administrativo. Nelson Parrila ficou encarregado da gerência geral. Em 1979, Iron Batista Toledo assumiria a gerência comercial do hotel. Em 1999, o hotel voltou a ser administrado por Zequinha e Maricota.

A prosperidade alcançada pelos irmãos deu ao hotel um ar de luxo e sofisticação. Ser hóspede do Umuarama indicava alta posição em classe social. Segundo a gerente operacional, Mirian Luiz Pereira, o hotel era escolhido por diferentes casais para lua de mel, por proporcionar aos clientes um ambiente diferente e ilustre.

Visado por grandes equipes do futebol brasileiro, o hotel já hospedou figuras como o Rei Pelé e Carlos Alberto Torres. O espaço era requisitado para realização de importantes eventos sociais, encontros políticos e congressos.

No ano de 2008, o espaço passou por processos de adequações e modernizações. Recentemente, o prédio passou a ser dirigido por empresários paulistas. Com 143 quartos, recebe uma média de 5mil hóspedes por mês.

umuarama

umuarama

Curiosidade – na linguagem xetá, dos povos Tupi-guarani, a palavra umuarama refere-se ao “lugar onde os amigos se encontram”.

Imagens: Letícia Coqueiro

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.