Morro do além: descubra por que ponto turístico de Goiânia recebeu este nome

O segundo ponto mais alto de Goiânia é apontado pelos goianos como ponto de descanso da mente

Julia Macedo
Por Julia Macedo
cf477e23e2f90ef889083ac5b3e30337

Em 1975 o Rei Roberto Carlos lançou seu grande sucesso “Além do Horizonte”. Seus versos detalhavam um lugar além do que se vê, cercado pelos encantos doces da natureza. O lugar descrito por Roberto Carlos tem um amanhecer de tirar o fôlego e o cantar dos passarinhos.

Acredite se quiser, esse lugar existe em Goiânia! Cercado de paz e natureza, o Morro do Além é o segundo ponto mais alto de Goiânia ficando atrás apenas do Morro do Mendanha e apontado pelos goianos como um ponto de descanso da mente no meio de uma cidade tão movimentada.

morro

Imagem: Instituto Gunstar

Há muitos anos, antes do setor ser povoado, o Morro era cercado por árvores altas. Quando o vento cortava por entre as folhas, os frequentadores escutavam diferentes e estranhos assobios. Por sua localização tão próxima ao cemitério, muitos acreditaram que aquele seria o sussurrar das almas aprisionadas a sete palmos do chão. Sem origem certa ou conhecida, muitos assossiam essa história ao seu nome, Morro do Além.

O lugar tem uma visão ampla da cidade. Lá do alto, é possível assistir o sol nascer, se pôr e a lua surgir. Suas tantas qualidades servem como atrativos naturais. Para Clayton, astrônomo cultural do instituto Gunstar, durante sua infância o lugar era visto como um ponto fascinante. O primeiro contato dele com o Morro, ainda na infância, foi a fim de brincar de pipa com os primos.

Morro

Imagem: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Há cerca de vinte anos, o lugar era bastante frequentado por crianças. Era normal assistir a diferentes torneios de pipa por ser um lugar tão aberto. O espaço livre, sem habitações ao redor, despertava os instintos de aventura das crianças. Pouco mais tarde, o astrônomo cultural do instituto Gunstar volta ao local acompanhado de seus amigos e equipamentos de astronomia para estudos e proveitos particulares. Aquela cena despertava a curiosidade de quem os via no local.

Morro

Imagem: Instituto Gunstar

“Sempre a pessoa queria dar uma olhada no telescópio. Foi a partir dessas experiências no Morro do Além que assim “tivemos coragem” de tornar aquilo que tínhamos ali para um grupo fechado de amigos em algo mais público. A ideia de criar o primeiro grupo de astronomia aqui do estado de Goiás foi a partir dessas experiências”, relatou Clayton. 

O Instituto Gunstar trabalha com vários eventos no Morro do Além com equipamentos disponíveis ao público a fim de disponibilizar uma vista não apenas da cidade, como também dos planetas e astros. O grupo realiza estudos no local. Após trabalhos da prefeitura no local, uma pesquisa realizada por eles localizou o que parecem ser meteoritos. Amostras foram enviadas para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para análise e confirmação destes dados.

Morro

Imagem: Instituto Gunstar

 



Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Pauta desenvolvida pela estagiária de jornalismo Julia Macedo com a supervisão da jornalista Fernanda Cappellesso.