Ponto de encontro tradicional e gratuito do Carnaval em Goiânia é histórico e fala muito sobre juventude da cidade

Desde 1977 a Rua do Lazer é ponto de encontro para jovens goianienses

Julia Macedo
Por Julia Macedo
9da9939080bffdcb5a7675f93e05138d

Quem chega em Goiânia para passar o carnaval, mesmo sabendo que a cidade não guarda tradições como Rio de Janeiro ou Salvador, tem como parada obrigatória a Rua do Lazer na região central. O que poucos turistas sabem é que a via histórica tem arquitetura inspirada nas ruas francesas e reúne a juventude goianiense para momentos de lazer a mais de cinco décadas. 

carnaval

Imagem: reprodução J. Lee Aguiar

Nem sempre a rua foi dedicada ao lazer, alegria e calmaria. Antigamente carros passavam no local. Foi em 1977, sob governo do então prefeito Chiquinho de Castro, que ela foi reprojetada para ser uma via exclusiva aos pedestres.

Rua

Imagem: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais 

Aquele pedaço da Rua 8 se tornou palco de convivência social. Na década de 1980, a instalção de lanchonetes, discotecas e um cinema serviu de atrativo aos jovens da época.

Rua

Com origem francesa, o Art Déco se instalou naqueles pequenos metros de rua. Alguns bancos foram dispostos ali de forma a se encaixar nas calçadas a fim de trazer uma singela menção aos bistrôs parisienses. Outra importante referência à capital francesa é desenhada pela imponente fachada rosa do Goiânia Palace Hotel, fundado em 1935.

goiânia

Imagem: reprodução Goiânia Palace Hotel

goiania

Ao entrar na espécime de praça, o visitante se depara com a placa “Rua do Lazer: Sentir em qualquer canto um encanto qualquer”. Aos frequentadores locais, a charmosa Rua do Lazer é como um pedaço de casa rodeado por pessoas novas. Um centro jovem e alternativo que exibe uma Goiânia que vai além do pequi e sertanejo.

Com monitoramento por camêras, a Rua do Lazer foi revitalizada durante a gestão do ex-prefeito Iris Rezende. A ‘Nova Rua do Lazer’ foi inaugurada em 2019. Para o ex-prefeito, aquela reforma de revitalização seria um ponto de vida ao centro de Goiânia.

Hoje o lugar serve como um dos principais points aos jovens goianos. Suas dependências e redondezas abrigam áreas de esporte e cultura, lojas de discos e um café-bar batizado como “Zé Latinhas”. Durante o período de carnaval, o local é sede de carnaval gratuito com diferentes atrações e cerveja gelada.

Carnaval

carnaval

Imagem: reprodução J. Lee Aguiar

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Pauta desenvolvida pela estagiária de jornalismo Julia Macedo com a supervisão da jornalista Fernanda Cappellesso.