Goiás é um dos estados brasileiros com maior número de raios e trovões

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
08e9af65af1e83d432f7aaa7449082cf

Relâmpagos são descargas elétricas intensas, que ocorrem dentro das nuvens e raio é o nome dado para um relâmpago que chega a atingir o solo. No Brasil, é muito comum a incidência de raios devido a sua localização e clima. 

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo. Do ano de 2000 a 2017, 2044 pessoas morreram no Brasil atingida por raios. Goiás é o 6º estado com maior número de ocorrências.

Por um levantamento feito pela Climatempo, com base na rede de sensores de Earth Networks, no ano passado, em janeiro de 2022, o estado de Goiás registrou 627.736 descargas elétricas atmosféricas e 136.397 raios e em fevereiro do mesmo ano foram um total de 430.057 descargas elétricas e 97.216 raios.

O estado de Goiás é atingido por grande número de raios principalmente no período chuvoso. E alguns cuidados devem ser tomados. 

As principais recomendações são: durante a tempestade evitar o uso de telefone com fio ou celular ligado à rede elétrica; dê preferência aos telefones sem fio, fique longe de tomadas, canos, janelas, portas metálicas, e de forma alguma, toque em qualquer equipamento elétrico ligado na tomada.

Quem estiver próximo de alguém atingido por raio, deve ligar imediatamente para o telefone 193 e se possível, enquanto o socorro não chega, iniciar técnicas de primeiros socorros, como massagem cardíaca e respiração boca a boca.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de capa: Getty Images