BRT em Goiânia terá 10 ônibus 100% elétrico ainda este ano

Modelo conta com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
WhatsApp Image 2024 03 08 at 16.44.18 1

Goiânia contará com ônibus elétrico 100% nacional no BRT Norte-Sul. Os veículos são dotados com ar-condicionado, carregador de celular e acesso à internet Wi-Fi. Com a conclusão das últimas plataformas, a expectativa é que o que o trecho 2 seja entregue ainda no primeiro semestre de 2024.

Na última semana, o prefeito Rogério Cruz esteve em São Bernardo do Campo (SP), onde vistoriou o modelo de ônibus que vai operar na capital goiana. “Serei o gestor que vai entregar o BRT”, afirmou, ao lembrar que a maior obra de mobilidade urbana da história de Goiânia foi iniciada em 2015 e sofreu paralisações recorrentes nas últimas gestões.

O prefeito também lembrou que Goiânia foi projetada para 50 mil habitantes, mas conta atualmente com mais de 1,5 milhão de pessoas. “Diante desse crescimento, o poder público não conseguiu acompanhar tamanho desenvolvimento e sofre consequências em áreas, como transporte público e infraestrutura. Mas trabalhamos com afinco para dar respostas a essas e outras demandas da população. Essa transformação vem ocorrendo nos últimos três anos e já temos respostas a apresentar”, completou Rogério Cruz.

Entre os resultados, o gestor destacou investimentos superiores a R$ 13 milhões mensais no sistema de transporte e a criação de bilhetes especiais, como Bilhete Único, Cartão Família e Passe Livre do Trabalhador.

Ônibus-Piloto
A comitiva liderada pelo prefeito foi recebida pelos executivos do consórcio das empresas fabricantes Eletra, Scania, Weg e Caio e conheceu o ônibus-piloto, que possui 15 metros de comprimento. “Além dos 10 ônibus elétricos que vão compor o BRT Norte- Sul, vão chegar mais 50 convencionais. Estamos trazendo o que há de mais moderno para o nosso BRT Norte/Sul, esse modelo é um protótipo construído para a nossa operação. Nossos usuários terão uma experiência única ao utilizar nosso BRT”, detalhou o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.

Também integraram a comitiva, o titular da Seinfra, Denes Pereira; o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Miguel Angelo Pricinote; e o presidente da Metrobus, Francisco Caldas.

Publieditorial