“Ainda Estou Aqui”: filme brasileiro pode mesmo chegar ao Oscar? Veja o que estão dizendo

Performance em Veneza alimenta esperança para “Ainda Estou Aqui” no Oscar

vanessapereira
Por vanessapereira
“Ainda Estou Aqui”: filme brasileiro pode mesmo chegar ao Oscar? Veja o que estão dizendo
Foto: Divulgação

A pre-estreia do filme “Ainda Estou Aqui” (2024) no Brasil, obra de Walter Salles, foi um misto de palmas e choro. O evento aconteceu na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

advertising

A obra é o primeiro filme original do Globoplay e foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na disputa pelo Oscar 2025 na categoria de “Melhor Filme Internacional”.

Vale o registro de que a estreia nos cinemas do Brasil será no dia 7 de novembro.

advertising

O filme teve a sua estreia mundial em setembro, no Festival de Veneza, onde foi ovacionado por 10 minutos e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro.

“Ainda Estou Aqui” e melhor roteiro

A obra, protagonizada por Fernanda Torres e Selton Mello, é baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva.

“O filme foi feito pensando no Brasil, pensando em ser um reflexo possível de quem nós somos, mas também de quem nós queremos ser. É a história de uma família extraordinária”, afirmou Salles.

Em resumo, narra a história de luta da mãe de Paiva depois que o seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, foi torturado e morto pela ditadura militar brasileira, em 1971.

advertising

“Ainda Estou Aqui” foi vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, e assim, vem sendo apontado pela imprensa americana como um forte concorrente ao Oscar.

Será? Um filme brasileiro?

Cabe recapitular que a produção de Walter Salles já recebeu duas indicações em “Central do Brasil” (1998), por melhor filme estrangeiro e melhor atriz. Ainda mais, conquistou uma estatueta por “Diários de motocicleta” (2004), como melhor canção original.

A saber, duas das mais respeitadas publicações do mercado cinematográfico americano, as revistas “Hollywood Reporter” e “Variety” contam com não só uma possível indicação, como o melhor filme internacional.

Sendo assim, acompanhe as categorias nas quais “Ainda Estou Aqui” está cotado.

Melhor filme internacional

Os críticos apontam como “muito provável” a chance de indicação. Neste caso, as principais concorrentes são “Emilia Pérez” (2024) e “The seed of the sacred fig” (2024).

Por ser um dos filmes mais elogiados da temporada, “Ainda Estou Aqui” tem chances reais de estar entre os cinco indicados na categoria de longa internacional.

Melhor atriz

Fernanda Torres

Foto: Divulgação

Tendo em vista que as principais concorrentes de Fernanda Torres serão Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Mikey Madison (“Anora”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”), Demi Moore (“A substância”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Saoirse Ronan (“The outrun”), todas produções de 2024, percebe-se que não será uma tarefa fácil, mas não é impossível.

Inclusive, foi Nicole Kidman quem levou essa premiação em Veneza.

Melhor roteiro adaptado

Aqui temos outra categoria de destaque e com possíveis chances para “Ainda Estou Aqui”.

Então, os principais concorrentes serão “Emilia Pérez” (2024), “Duna: Parte II” (2024), “O quarto ao lado” (2024), “Sing Sing” (2023), “Conclave” (2024) e “Divertida mente 2” (2024).

Vale mencionar que a obra brasileira tem um dos roteiros mais elogiados da temporada. Aliás, Murilo Hauser e Heitor Lorega foram premiados em Veneza.

O prêmio pode não vir, mas a indicação é certa.

Para concluir, vale ressaltar o posicionamento de Fernanda Torres. Para atriz, não é preciso aguardar até o Oscar para comemorar. Isso porque ela considera a boa repercussão do filme e a vontade dos brasileiros de irem ao cinema prestigiá-la como o grande e verdadeiro prêmio de “Ainda Estou Aqui”.

Leia mais:

Filme vencedor de 2 Oscars (baseado em fatos reais) e dirigido por Mel Gibson é um dos mais assistidos do Prime Video!

A premiada série da Netflix com 93% de aprovação que todo mundo está falando!

Famosa música de Sidney Magal é regravada pelo cantor e viraliza na internet

O Curta Mais está no WhatsApp!

Entre no canal e acompanhe notícias e dicas

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Newsletter

Receba as melhores dicas e notícias da cidade na palma da mão!

    Qual a nota desse conteúdo?

    De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura:

    PublicidadePublicidade