Saiba quais os alimentos que não devem ir à geladeira

Nutricionista alerta sobre os prejuízos de armazenar alimentos inadequadamente na geladeira

Cris Soares
Por Cris Soares
alimentos geladeira
Foto: reprodução internet

Especialista alerta que certos alimentos, quando armazenados na geladeira, podem perder qualidade e se deteriorar mais rapidamente. Nutricionista explica as razões para evitar o armazenamento inadequado e os riscos à saúde.

A prática comum de colocar todos os alimentos na geladeira nem sempre é a mais eficaz para preservá-los. Em muitos casos, o frio pode alterar a textura, o sabor e até a segurança dos produtos. A nutricionista do Órion Complex, Roberta Nawara, em Goiânia, ressalta a importância de seguir as práticas corretas de armazenamento para evitar problemas como deterioração e contaminação. “Como exemplo temos a cebola que absorve a umidade, perde a crocância e pode desenvolver mofo e o tomate que perde o sabor e crocância “, explica

Alguns alimentos, como cebola, batata, alho, café, mel, pão e óleos, sofrem alterações negativas quando refrigerados. A batata tem seu amido transformado em açúcar; e o alho pode brotar e amolecer. Produtos como café e mel perdem suas características originais, enquanto o pão e os óleos mudam de textura e sabor.

“A conservação inadequada pode levar ao crescimento de microrganismos nocivos, como bactérias e fungos, que causam intoxicações alimentares”, alerta a nutricionista para os riscos associados ao armazenamento incorreto e destaca a importância de manter a geladeira em condições adequadas, com temperaturas abaixo de 5ºC, para evitar problemas de saúde.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.