9 alimentos que parecem saudáveis, mas estão te engordando sem você perceber

Fique por dentro dos alimentos que podem causar ganho de peso, mesmo sendo considerados saudáveis.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
alimentos saudáveis que engordam
Foto: Reprodução/Pexels

Às vezes, pensamos que estamos fazendo escolhas alimentares saudáveis, mas alguns alimentos podem nos enganar. Muitos itens que parecem bons para a saúde podem, na verdade, sabotar nossa dieta e nos fazer ganhar peso. Conheça nove alimentos que parecem saudáveis, mas que podem engordar. Continue lendo para descobrir quais são esses alimentos e como eles podem afetar sua saúde.

Purê de batata-doce

O purê de batata-doce é muitas vezes visto como uma alternativa saudável ao purê de batata tradicional. A batata-doce é rica em nutrientes, mas quando transformada em purê e misturada com manteiga, creme ou açúcar, ela pode se tornar uma bomba calórica. É importante moderar a quantidade de ingredientes adicionais que você coloca no seu purê de batata-doce. A dica é temperar com ervas e especiarias ao invés de manteiga e açúcar para manter o prato mais saudável.

Mel

O mel é frequentemente promovido como uma alternativa natural e saudável ao açúcar. Embora tenha alguns benefícios para a saúde, como propriedades antibacterianas, ele ainda é uma forma de açúcar. O mel é calórico e pode contribuir para o ganho de peso se consumido em grandes quantidades. Utilize o mel com moderação, especialmente se você está tentando controlar seu peso, combinado?

Açúcar mascavo ou demerara

Assim como o mel, o açúcar mascavo ou demerara são frequentemente vistos como opções melhores em comparação ao açúcar refinado. No entanto, eles contém a mesma quantidade de calorias e podem afetar o corpo da mesma forma. A diferença principal é que o açúcar mascavo ou demerara retém alguns minerais que são removidos no processo de refinação, mas esses benefícios não compensam o potencial aumento de peso. Então, a dica é moderar o consumo de açúcar mascavo para evitar calorias extras.

Refrigerantes diet

Muitas pessoas optam por refrigerantes diet pensando que são uma escolha mais saudável devido à ausência de açúcar. A questão é que os adoçantes artificiais presentes nesses refrigerantes podem aumentar o apetite e levar ao consumo excessivo de calorias de outras fontes. Estudos sugerem que o consumo regular de bebidas dietéticas pode estar associado ao ganho de peso. A dica de ouro é trocar os refrigerantes por água com gás e um toque de limão ou infusões de frutas para uma alternativa mais saudável.

Chocolate amargo 70% cacau

O chocolate amargo, especialmente aquele com 70% de cacau ou mais, é frequentemente considerado uma opção saudável devido ao seu alto teor de antioxidantes. No entanto, é importante lembrar que ele ainda contém açúcar e gordura. Consumido em excesso, o chocolate amargo também pode contribuir para o ganho de peso. Saboreie o chocolate amargo com moderação, limitando-se a um pequeno quadrado por dia.

Suco de laranja ou uva

Os sucos de frutas, como laranja e uva, por exemplo, são frequentemente vistos como saudáveis, mas podem conter tanto açúcar quanto os refrigerantes. Mesmo os sucos 100% naturais são ricos em frutose, que é o açúcar das frutas, que pode aumentar rapidamente a ingestão calórica. A nossa sugestão é consumir a fruta inteira (in natura), que oferece fibras e faz você se sentir mais saciado por mais tempo. Se optar pelo suco, limite-se a um copo pequeno e evite adicionar açúcar.

Massas integrais

As massas integrais são uma escolha melhor do que as massas brancas, pois contêm mais fibras e nutrientes. O problema é que elas ainda são ricas em calorias e carboidratos. Muitas vezes, a quantidade de molho e queijo que adicionamos às massas pode transformar um prato saudável em uma refeição calórica. Controle as porções e opte por molhos à base de vegetais para manter o prato mais leve.

Mingau de aveia

A aveia é um excelente alimento para o café da manhã, pois é rica em fibras e pode ajudar a controlar o apetite. No entanto, muitos mingaus de aveia comprados prontos ou preparados em casa podem conter grandes quantidades de açúcar, mel, frutas secas e outros ingredientes calóricos. Para uma versão mais saudável, adoce seu mingau com frutas frescas (como banana) e uma pitada de canela, e evite adicionar açúcares extras.

Açaí

O açaí é um superalimento rico em antioxidantes, mas as tigelas de açaí vendidas em lanchonetes geralmente contêm grandes quantidades de açúcar, mel, granola e outros ingredientes calóricos. Embora o açaí em si seja saudável, essas adições podem tornar a refeição extremamente calórica. Se você gosta de açaí, opte por versões sem açúcar e seja cuidadoso com os acompanhamentos, fechado?

Muitos alimentos que parecem saudáveis podem, na verdade, contribuir para o ganho de peso se consumidos em excesso ou preparados de maneira inadequada. É importante estar atento às porções e aos ingredientes adicionais que podem transformar um alimento saudável em uma opção calórica. Ao fazer escolhas alimentares, sempre busque o equilíbrio e a moderação para manter uma dieta saudável e evitar o ganho de peso indesejado.

**** Fonte: Mundo em Revista ****

Leia também:

6 alimentos que ajudam reduzir o açúcar do sangue

6 alimentos que você pode fazer na Air Fryer e (provavelmente) nem imaginava

Esses alimentos que você (provavelmente) tem em casa são perfeitos para aumentar a imunidade

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.