Série impactante da Netflix revela segredos extraordinários sobre Era Hitler

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
A série da Netflix, ‘Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e Fim’, oferece uma visão meticulosa e envolvente da ascensão e queda de Hitler e do Partido Nazista. Uma análise aprofundada
A série da Netflix, ‘Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e Fim’, oferece uma visão meticulosa e envolvente da ascensão e queda de Hitler e do Partido Nazista. Uma análise aprofundada

A série documental da Netflix, “Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e Fim”, é uma obra que busca retratar de forma detalhada e impactante a ascensão e queda de Adolf Hitler e o Partido Nazista. A série, dirigida pelo renomado documentarista Joe Berlinger, conhecido por obras como “Paradise Lost” e “The Ted Bundy Tapes”, é composta por seis partes e se destaca por sua abordagem meticulosa e envolvente.

A série se propõe a ser mais do que apenas um relato histórico, ela busca contextualizar e humanizar os eventos, tornando-os mais palpáveis para o público. Através de imagens de arquivo, reconstituições dramáticas, entrevistas com jornalistas e historiadores renomados, e gravações de áudio dos Julgamentos de Nuremberg, muitas das quais foram recentemente tornadas públicas, Berlinger pinta um retrato eficaz da ascensão de Hitler ao poder, os assassinatos em massa e outros horrores cometidos pelo Terceiro Reich, e o impressionante testemunho nos julgamentos de alguns dos mais vis e impenitentes capangas de Hitler.

A série também se beneficia muito da reportagem do falecido William L. Shirer, um dos poucos correspondentes americanos que estava reportando da Alemanha durante a ascensão de Hitler ao poder e nos estágios iniciais da guerra.. Através do uso de tecnologia de IA que permite que Shirer “fale” como narrador, bem como reconstituições dramáticas nas quais Balázs Kató retrata Shirer, temos a sensação visceral de estar ao lado de Shirer enquanto ele cobre Hitler e a guerra de perto.

A série alterna entre um estudo cronológico da ascensão de Hitler ao poder e uma série de eventos cruciais na Segunda Guerra Mundial para os julgamentos de Nuremberg de 1945-1945. “Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e Fim” é uma série que busca manter as atrocidades e as lições de um tempo sombrio vivas na memória das novas gerações. É uma obra que, embora não traga muitas novidades em termos de conteúdo, se destaca pela forma como é apresentada, sendo construída mais como uma minissérie de suspense narrativo do que como um documentário.

Em suma, “Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e Fim” é uma série que, através de sua abordagem meticulosa e envolvente, busca trazer uma nova perspectiva sobre um dos períodos mais sombrios da história da humanidade.

Leia também:

Filme de terror da Netflix tem 1h25 e nenhum diálogo

Qual é o filme mais caro da história da Netflix