As Cores da Cidade: Descobrindo o Grafite de Goiânia

Conheça pontos em Goiânia para apreciar e fotografar arte em grafite

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
09be61b2a475f0ea47f8d3a9892d6c1d

O grafite é um tipo de arte urbana de extrema riqueza, que expressa história em cada traço. É caracterizado pela produção de incríveis desenhos em locais públicos, como paredes, prédios e ruas. É também bastante usado como forma de crítica social, além de também expressar emoções artísticas.

 

Pode-se dizer que sua origem vem desde os primórdios da sociedade, quando os homens faziam artes nas cavernas, contando histórias, entretanto acredita-se que o grafite exista desde o Império Romano. Na atualidade, essa manifestação artística carrega em suas veias o ritmo do hip-hop, movimento cultural que envolve não apenas a música e o grafite, mas também a dança. 

 

O berço do grafite foi em Nova York, no bairro Bronx, onde nasceu servindo de protesto de jovens talentosos, que com artes nas ruas feitas com tinta spray, expressavam suas opiniões. O Grafite chegou ao Brasil no final da década de 70, especificamente em São Paulo, e assim como em Nova York, serviu de protesto em um momento conturbado na história do Brasil, que tinha no poder a ditadura militar, que oprimia a sociedade com a censura. Neste cenário, o grafite era feito por artistas anônimos como forma de lutar contra a opressão e expressar suas opiniões. 

 

No decorrer de sua história, arte de grafitar se transformou em um importante veículo de comunicação urbana, e atualmente, nas ruas de Goiânia, essas expressões artísticas vibrantes ganham vida nas paredes da cidade, transformando o cotidiano em uma galeria ao ar livre, por grandes artistas que trazem um legado não só para Goiânia, mas para o mundo! O grafite, com suas cores ousadas e mensagens impactantes, se revela com identidade cultural da capital de Goiás. Vamos, então, explorar algumas das artes imperdíveis de se apreciar e fotografar em Goiânia, onde cada esquina revela uma nova paleta de cores e cada mural conta uma história.

 

Beco da Codorna 

Artistas: Bolacha, Dorme e Play

 

Artista: Aiog

 

Artistas: Deneri e Pokazo 

 

Setor Central

Artista: Wes Gama 

 

Artistas: Bicicleta sem Freio

 

Artista: Wes Gama 

 

Bosque dos pássaros 

Artista: Wes Gama 

 

Artistas: Decy e Morbeck 

 

Artista: Decy

 

Setor Sul

Artistas: Decy no Bacião 

 

Artistas: Decy no Bacião 

 

Artistas: Decy no Bacião 

 

Setor Bueno 

Artistas: Lego e Rubin 

 

Artista: Selon 

 

Artistas: Smile e Rubin 

 

Fotos: Reprodução

Fonte: Toda Matéria

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

>Veja Também<

 

Arte em grafite revitaliza regiões periféricas do DF

 

Goiânia ganha grafite gigante em prédio na região central

 

Goiânia se colore com mutirão de grafite em iniciativa de projeto cultural