10 melhores cachoeiras em Goiás para se refrescar no calor

Confira as 10 cachoeiras goianas mais bem avaliadas pelos usuários do TripAdvisor e já abasteça o carro para começar o tour goiano

Beatriz Bueno
Por Redação Curta Mais
cachoeira
Reprodução/Metrópoles

Sabemos que cachoeiras são algumas das maiores especialidades turísticas de Goiás. Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros são os nomes mais citados quando se fala de uma queda d’água bem gelada.

Porém, são tantas opções, que para você não ficar perdido, o Curta Mais criou uma lista das 10 cachoeiras goianas preferidas pelos usuários do TripAdvisor. Então arrume as malas e venha mergulhar nas águas mais frias do estado.

1. Cachoeira Santa Bárbara (Cavalcante)

Localizada em Cavalcante, essa cachoeira conquista a todos os visitantes. Primeiramente, pela sua beleza natural, com uma água cristalina que parece saída de um filme. Depois, pela sua estrutura e atendimento no local. Hotéis, restaurantes, guias turísticos, tudo de qualidade excepcional. Para quem nunca foi, é um alívio saber que estará em boas mãos nessa aventura.

cachoeira
Reprodução/Metrópoles

2. Cachoeira da Capivara (Cavalcante)

Na cidade de Cavalcante é onde você encontra essa belíssima cachoeira, localizada numa antiga comunidade quilombola. Hoje a área é habitada pelo povo Kalunga, que guiam os passeios pelo local, com um atendimento de excelência e muita prestatividade. Tem algo mais significativo do que conhecer a história do lugar com quem viveu ela? Com certeza esse passeio enriquecedor vale muito a pena.

Reprodução/Internet

3. Cachoeira do Rosário (Pirenópolis)

O que mais te encantará nesse local é a preservação do espaço natural. As construções dos alojamentos utilizam pedras nas colunas e escadas das casas. Ao sair para se aventurar, você encontrará muito além de cachoeiras: trilhas de fácil locomoção, cânions e piscinas naturais, tudo em um mesmo lugar. É impossível não sair renovado dessa viagem. Ao passar por Pirenópolis, não deixe de conferir esse passeio.

Reprodução/Internet

4. Cachoeira do Abade (Pirenópolis)

Um passeio até uma cachoeira pode nem sempre resultar em banho de água gelada. Quando chove, por uma questão de segurança, a gente nem é autorizado a dar um “tchibum”. Mas não se desespere, nessa cachoeira você poderá aproveitar tranquilamente toda a beleza do local, pois além de ser cercada por trilhas menores, elas são “pavimentadas” por um caminho de pedras e possuem corrimãos para apoio, além de bancos para descanso. Perfeita para um aventureiro iniciante. A cachoeira do Abade também fica localizada em Pirenópolis.

Reprodução/Internet

5. Cachoeira Loquinhas (Alto Paraíso de Goiás)

Para acessar essa cachoeira você passará por um conjunto de trilhas de chão de madeira, equipadas com escadas e corrimãos. Elas te darão acesso a pequenos poços de água cristalina, caso queira se refrescar até chegar em seu destino final. É praticamente um menu degustação da natureza. Essa maravilha goiana fica em Alto Paraíso de Goiás.

Reprodução/Internet

6. Cachoeira Santa Maria (Pirenópolis)

Parte de um conjunto de três cachoeiras em Pirenópolis, é considerada a mais bonita, a mais fácil de ser acessada e a mais tranquila para aproveitar o dia com a família. Ela possui uma prainha, que torna a locomoção bem mais segura, sem o risco de se machucar em pedras. Além disso, possui salva-vidas treinados no local, banheiros com duchas para banho e uma lanchonete. Uma estrutura completa para curtir em segurança.

Reprodução/ohhappyway

7. Cachoeiras dos Dragões (Pirenópolis)

Com um total de 4,5 km de trilha sinalizada e autoguiada, você passará por oito cachoeiras diferentes. Na recepção você terá acesso ao wi-fi, estacionamento, banheiros e orientações sobre o caminho. Com um ótimo custo-benefício, em um passeio oito em um, será difícil não sair de Pirenópolis sofrendo pela volta ao cotidiano…

Reprodução/cachoeirasdosdragoes

8. Cachoeira do Segredo (Vila de São Jorge)

Sendo o ponto final de uma trilha super arborizada e bem sinalizada, a Cachoeira do Segredo é cercada por paredões, que juntos à queda d’água, te farão sentir a imponência da natureza. Possui estrutura de banheiros e um deck para tomar sol. Caso queira um contato mais tranquilo com a natureza, a caminho da cachoeira há piscinas naturais, para um banho relaxante de água gelada. Tudo isso você encontra na Vila de São Jorge.

Reprodução/Thaís Brito

9. Cachoeira do Itiquira (Formosa)

Na cidade de Formosa você encontrará o Parque do Itiquira, uma verdadeira obra de arte da natureza. Com estacionamento gratuito, você terá acesso à aproximadamente oito cachoeiras diferentes, que agradam a todos os tipos de aventureiros. Para os mais radicais, é possível fazer a trilha que leva ao topo da grande queda d’água, o famoso salto do Itiquira. De lá, você terá acesso a uma vista de cair o queixo. Com certeza é um dos pontos turísticos goianos que não podem faltar na sua lista de viagem.

Reprodução/Internet

10. Catarata dos Couros (Chapada dos Veadeiros)

Não é novidade para ninguém as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros. Para acessar essa cachoeira, você irá passar por uma trilha de encantar a qualquer um, mas que desafia os menos experientes. Portanto, não deixe de contratar um guia especializado para chegar em segurança nessas águas encantadoras.

Reprodução/TripAdvisor

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.