Quais são os lugares mais bonitos e turísticos de Goiás

Cidades históricas, cachoeiras e muitas festas para conhecer e curtir mais Goiás

Luca Sprung
Por Luca Sprung
Goiás
Foto: Vale da Lua/Reprodução-Internet

Nem só de pequi e sertanejo vive o goiano do pé rachado. Se tem uma coisa que esse povo sabe fazer é valorizar e aproveitar o que as cidades têm a oferecer.

São diversas cachoeiras e festas tradicionais que movimentam o turismo e atraem pessoas não só de Goiás, mas do Brasil todo. Por isso o Curta Mais reuniu alguns dos lugares mais visitados do estado para você planejar suas próximas férias.

Rio Quente

A cidade das fontes naturais de águas quentes é também berço de dois dos complexos turísticos mais badalados de Goiás: o Rio Quente Resorts e o Hotpark. Com pacotes que dão acesso 24h por dia às piscinas naturais, bares, toboáguas, praia artificial e muito mais. Com certeza é uma viagem que precisa ser feita pelo menos uma vez na vida.

Foto: Hot Park/Reprodução-Internet

Caldas Novas

Ao lado de Rio Quente está a cidade de Caldas Novas, que tem seu foco principal nas pousadas e hotéis com piscinas aquecidas. Algumas hospedagens possuem até toboáguas! Além da diversão aquática, a cidade é conhecida pelo evento Caldas Country, um festival de dois dias de música sertaneja.

Foto: Suites Le Jardin/Reprodução-Internet

Pirenópolis

Uma das cidades mais históricas do estado, Pirenópolis conta com inúmeras cachoeiras, trilhas e áreas de camping. Além de uma ótima variedade de bares e restaurantes, que participam de festivais gastronômicos anuais. Outra tradição da cidade é a Festa do Divino Espírito Santo, uma celebração religiosa que conta com apresentação de cavalhadas, declarada Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro.

Foto: Cavalhadas em Pirenópolis/Reprodução-Internet

Vale da Lua

A Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro baú do tesouro natural. Com trilhas, cachoeiras, cânions, cascatas, piscinas naturais e muito mais. Com certeza o Vale da Lua é o lugar que mais se destaca nas postagens dos turistas nas redes sociais. Banhado pelas águas do Rio São Miguel, sua fama se dá pela beleza de suas pedras, lapidadas pela água.

Goiás
Foto: Vale da Lua/Reprodução-Internet

Cidade de Goiás

Outra cidade histórica muito importante, se não a mais importante de todas, é Goiás, que transborda cultura e turismo. A primeira capital do estado, hoje é lugar marcado para comemorar o Carnaval e curtir um banho gelado no rio. Terra natal de Cora Coralina, a maior poetisa do estado e palco da Procissão do Fogaréu, uma típica celebração religiosa, a cidade de Goiás é um destino que não pode faltar na lista de viagem.

Foto: Procissão do Fogaréu/Reprodução-Internet

Salto Corumbá

Salto Corumbá é um parque natural do cerrado, que conta com sete cachoeiras, camping, pousada, restaurantes, parque aquático e atividades em meio à natureza (rapel, trilha e mais). O ponto turístico mais famoso do local é a cachoeira, que foi inspiração para seu nome, ela possui uma queda d’água de 70 metros de altura.

Foto: Salto Corumbá/Reprodução-Internet

Trindade

A cidade que fica a 27 km de Goiânia é palco de uma das celebrações mais queridas pelos católicos goianos. A Festa do Divino Pai Eterno (ou Festa de Trindade) dura dez dias e reúne fiéis de todos os cantos do estado. São cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões, 24 horas por dia. A parte mais conhecida da festa é a romaria saindo da capital, na qual as pessoas cumprem suas promessas caminhando até Trindade.

Foto: Romaria de Trindade/Reprodução-Internet

Alto Paraíso de Goiás

A cidade fica localizada na Chapada dos Veadeiros e atrai bastante público por ser a mais bem estruturada da região. Além das suas encantadoras belezas naturais, com inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, Alto Paraíso de Goiás também atrai os entusiastas dos estudos holísticos e da ufologia, o estudo dos objetos voadores não identificados (ovnis).

Foto: Entrada de Alto Paraíso de Goiás/Reprodução-Internet

Rio Araguaia

O Rio Araguaia percorre os estados de Tocantins, Pará, Mato Grosso e Goiás. Aqui nas terras goianas ele banha vários municípios: Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves), Santa Rita do Araguaia, Montes Claros de Goiás e Nova Crixás (distrito de São José dos Bandeirantes). Suas águas formam várias praias de água doce e reúne diversos turistas todos os anos, principalmente em datas comemorativas e feriados. Em Aruanã é onde acontece a maior concentração de visitantes, quando o rio fica ideal para a prática da pesca esportiva.

Foto: Campeonato de Pesca no Rio Araguaia/Reprodução-Internet

Cocalzinho de Goiás

A cidade de Cocalzinho de Goiás possui riquezas naturais incríveis. São diversas cachoeiras, tirolesas, trilhas para bicicleta e uma magnífica caverna que guarda o maior lago subterrâneo da América Latina. Além disso tudo, é berço da Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos, que produz vinhos premiados, uma ótima opção de passeio para conhecer melhor como funciona a produção dessas deliciosas bebidas.

Foto: Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos/Reprodução-Internet

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.