Deixe seu cachorro bem longe dessas 10 plantas

Conheça as plantas que seu cachorro tem que ficar longe

Carla Moreira
Por Redação Curta Mais
cachrro comento planta
Foto: Canva/ CreativeCommons

Para você que é mãe ou pai de pet, é fundamental conhecer as plantas que fazem mal se forem consumidas por eles. Muitos cães têm o hábito de explorar o ambiente mastigando plantas, o que pode levar a sérios problemas de saúde se eles entrarem em contato com espécies tóxicas.

Os filhotes frequentemente mordem plantas como uma forma de gastar energia, explorar o ambiente ou aliviar o desconforto causado pelo crescimento dos dentes. Já os cães adultos podem recorrer às plantas para aliviar enjoos, desconfortos intestinais ou até mesmo para reduzir o estresse. Por isso, é fundamental saber quais plantas são prejudiciais para a saúde dos cães e o que fazer caso seu pet consuma uma delas. De acordo com a Dog Life, empresa especializada em plano de saúde para pets, o Curta Mais separou uma lista das plantas tóxicas para cães e os sintomas que podem causar para que você fique de olho e proteja o seu “caõpanheiro”.

 

Poinsétia (Flor do Natal)

Esta planta é vermelha e por isso é geralmente utilizada no natal para decoração, mas ela pode ser perigosa não só para os pets, mas também para os humanos. A Poinsétia tem uma seiva leitosa que, ao ser tocada, pode causar ferimentos na pele, conjuntivite e inchaço nas pálpebras do cachorro. Se consumida, causa diarreia, vômito e gastroenterite.

flor de natal
Imagem: reprodução/internet

comigo-ninguém-pode

Conhecida por sua tradição de proteção contra energias negativas, a Comigo-ninguém-pode é uma planta bastante comum nas entradas das casas brasileiras. No entanto, ela contém oxalato de cálcio, uma substância que pode provocar uma série de sintomas adversos nos cães se ingerida, incluindo risco de asfixia.

planta
imagem: (João Bidu/Pexels)

Costela-de-adão

A Costela-de-adão, conhecida por suas folhas grandes e atraentes, é cada vez mais popular na decoração de interiores. No entanto, se o seu pet ingerir essa planta, pode sofrer de irritação nas mucosas, vômitos, inchaço facial e até mesmo lesões na córnea.

planta
Imagem: reprodução/internet

Jibóia

A Jibóia é uma das plantas queridinhas para apartamento e ambientes fechados, com suas folhas trepadeiras. Contudo, a planta também contém o oxalato de cálcio (substância presente na Comigo-ninguém-pode) que a torna venenosa para os cachorros.

planta
Imagem: reprodução/internet

Espada-de-São-Jorge

Considerada por muitos como um símbolo de prosperidade, a Espada-de-São-Jorge é uma planta muito popular nos lares brasileiros. No entanto, é importante estar ciente de que ela contém substâncias tóxicas, como glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais. Se ingerida por cães, pode provocar sintomas graves como salivação excessiva, dificuldade para se mover e problemas respiratórios.

planta
Imagem: reprodução/internet

Folha-da-fortuna

Todas as partes da Folha-da-fortuna é tóxica para os cães. Se um cachorro for intoxicado, pode apresentar sintomas graves como vômito, diarreia, tremores e, em casos extremos, até mesmo morte súbita.

planta
Imagem: reprodução/internet

Mamona

A Mamona é uma planta que cresce rapidamente e é frequentemente encontrada em quintais. Contudo, é importante saber que suas folhas e sementes contém ricina, uma substância tóxica para os cães. Caso seu pet ingira a planta, ele pode apresentar sintomas como cólicas abdominais, febre, desidratação e sangramento nas fezes, geralmente dentro das primeiras 24 horas após a ingestão. Ficar atento a esses sinais e procurar ajuda rapidamente pode ajudar a proteger a saúde do seu cachorro.

planta
Imagem: reprodução/internet

Azaleia

A Azaleia, famosa por suas cores vibrantes e presença em muitos jardins, contém andromedotoxina em seu néctar, uma substância tóxica para os cães. Se ingerida, pode causar sérios problemas cardíacos e digestivos. Fique atento a sintomas como salivação excessiva, tremores, vômitos, convulsões e diarreia, que podem indicar uma reação adversa ao contato com a planta.

planta
Imagem: reprodução/internet

Copo-de-leite

A Copo-de-leite tem oxalato de cálcio, uma substância que irrita a pele e as mucosas do cachorro, causa salivação, vômitos, coceiras na face, paralisia da língua e asfixia, podendo até levar à morte.

copo de leite
Imagem: reprodução/internet

Filodendro

A Filodendro está entre as menos perigosas, mas vale ser lembrada por ser uma planta muito comum na decoração. A ingestão pode causar dor, vômito e dificuldade para engolir alimentos.

Planta
Imagem: reprodução/internet

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.