Cachorros sonham com seus donos

Pesquisadora de Harvard aponta que os cachorros sonham tanto quanto seres humanos

Julia Macedo
Por Julia Macedo
Design sem nome 1 2

Dizem por aí que quando dormimos, costumamos sonhar com aqueles que amamos. Um estudo recente de Harvard aponta que isso também acontece com os doguinhos, que costumam sonhar com seus humanos.

Segundo a psicóloga Deirdre Barrett, professora de Psicologia Clínica e Evolucionária na Escola Médica de Harvard, existe certa semelhança na forma com que os homens e os animais sonham. “Humanos sonham sobre as coisas que lhes interessam no cotidiano, apesar de mais visuais e menos lógicas. Não há razão para pensar que os animais são diferentes”, pontuou a psicóloga. 

Barrett exemplificou que isso acontece uma vez que os cães são extremamente ligados a seus donos humanos, sendo possível que sonhem com a cara e o cheiro daqueles que amam.

 

Como saber se meu pet está sonhando?

Você provavelmente já notou que quando nossos aumiguinhos estão dormindo, seu pequeno corpo começa a expressar algumas reações musculares como mexer a patinha, o rabinho ou até o rosto. Em alguns casos, eles ainda emitem sons como rosnados, ganidos, soluços e latidos. Alguns fazem até movimentos com a boca, como se estivessem mamando.

Tudo isso significa que o seu pet está sonhando! Ou tendo um pesadelo – pois é, nem eles estão livres dos terrores noturnos. Segundo estudos realizados por psicólogos e veterinários, é possível notar três estágios no sono dos pequeninos: 

 

NREM: Movimento não-rápido dos olhos; 

 

REM: Movimento rápido dos olhos;

 

SWS: Sono de onda lenta – estágio onde o cão geralmente respira profundamente. 

 

O estágio REM é o que seres humanos e cachorros costumam a ter contrações musculares. Esse estágio acontece por conta do sono profundo, onde associa as atividades diárias como correr e pular. A partir de tais lembranças, o cãozinho acaba “imitando” os movimentos do dia a dia.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.