Caiapônia, o paraíso das cachoeiras em Goiás
A cidade tem um imenso potencial turístico graças às suas belezas naturais, que propiciam atividades como pedal, trilha, mountain bike e esportes radicais nas cachoeiras
Caiapônia, que fica a 318 km de Goiânia e 549 de Brasília, é marcada por belas paisagens e ecoturismo. A cidade, que é a terceira maior em extensão do Estado de Goiás, teve a população estimada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 19.107 habitantes.
Ainda de acordo com IBGE, a cidade possui o 3° maior rebanho bovino de Goiás, é o 7° produtor de Soja e o 9° maior produtor de milho Safrinha. Além do grande potencial econômico vindo do agronegócio, a cidade tem um imenso potencial turístico graças às suas belezas naturais, que propiciam atividades como pedal, trilha, mountain bike e esportes radicais nas cachoeiras e também banhos mais tranquilos para as pessoas mais calmas.
Confira abaixo prontos turísticos fantásticos de Caiapônia:
1 – Morro do Gigante Adormecido
Destino procurado pelos turistas em busca de aventura, Caiapônia também tem seu lado místico. A cidade abriga a Gruta da Água Santa, que tem atraído visitantes religiosos que acreditam que a gruta é um lugar para reflexão e oração, e a Serra do Gigante Adormecido, paredão místico que envolve a cidade e abriga formações rochosas esculpidas pela natureza, como o Rosto do Gigante Adormecido e os monumentos das Torres, da Freira e da Muralha.
2 – Cachoeira da Samambaia
Com 54 metros de queda, a Cachoeira da Samambaia é destino perfeito para a prática de rapel, além de contar com um visual incrível. Localiza-se a uma distância de 50 quilômetros de Caiapônia, a metade pela BR-158 e o restante por estrada de chão.
3 – Cachoeira do Abóbora
A cachoeira do Abóbora apresenta uma queda de 52 metros e é uma das mais belas de Goiás, com um farto volume d’água e um poço muito profundo. Para chegar, saindo de Caiapônia, você também seguirá pela BR-158, passando por uma estrada de terra. A trilha é mais pesada, com 30 minutos de caminhada. A Goiás Turismo recomenda o acompanhamento de um guia local.
4 – Santa Helena 1 e 2
Saída pela manhã para Cachoeira da Santa Helena à 78km do centro da cidade sendo 43km de asfalto e 35km de chão, com várias quedas e uma beleza incondicional, com vários poços de águas cristalinas próprias para banho, com águas cristalinas e praia propicia para banho e bronzeamento.
5 – Gruta das Águas Santas
Localizada à 38km do centro, com águas cristalinas e uma vista incondicional. Com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em cima de uma pedra onde o turista faz a sua oração e goteira água do teto da gruta em frente a imagem. Trilha de 3km.
6 – Cachoeira do Coqueiro
Deslocando 60 km para Cachoeira do Rio Verdão com 30 metros de altura e um poço ao pé da cachoeira ótimo para banho e contemplação, uma trilha de 200 metros para Cachoeira do Coqueiro com 15 metros de altura e águas cristalinas próprias para banho e contemplação.
7 – Cachoeira Campo Belo
Deslocamento para Cachoeira do Campo Belo e caverna do índio Caiapó com trilha no cerrado de 3km fazendo observação de aves e plantas nativas no cerrado chegamos a cachoeira com 45metros de altura ao pé um lindo poço com águas cristalinas para banho. Andando mais um pouco chegamos a gruta dos índios Caiapós onde eles se escondiam dos colonos que queriam fazer eles de escravos.
8 – Cachoeira Jalapa
A Cachoeira Jalapa está localizada a 16km do centro, com um belo poço para tomar banho e várias quedas.
9 – Cachoeira do Lageado
Essa linda cachoeira possui uma queda bem menor, no entanto é mais propícia para quem quer tomar um banho e relaxar em um lugar de fácil acesso e tranquilo. O ambiente é bem organizado, com área gramada e lugar para pouso. Há também uma lojinha no local para alimentos e bebidas. Fica a pouco mais de 50 km do perímetro urbano da cidade, seguindo pela BR-158, virando à esquerda na GO-221 e depois à direita a GO-188.
10 – Cachoeira do Pântano
Possui uma queda de 35 metros e recebe esse nome por ser formada pelas águas do ribeirão do Pântano. Tem uma larga faixa de areia e um poço profundo. O acesso é difícil e o mais recomendado para chegar até lá é a contratação de um guia na cidade. Fica a 14 km da saída norte de Caiapônia, seguindo pela GO-221.
Como chegar:
Acesso pela Rodovia dos Romeiros até Iporá-GO, depois acesso pela rodovia GO-221.
Capa: Goiás Turismo