Calor em Goiás bate recorde e meteorologia diz que dias quentes devem continuar

No dia mais quente de 2023, termômetros atingiram 38 graus

Amanda Mendonça De Oliveira
Por Amanda Mendonça De Oliveira
fa8f79a32f686e890619955267726524

Nos últimos dias, uma bolha de ar quente e seca tem dominado todo o Brasil, elevando as temperaturas em todo o país a altos níveis. 80% do país está com temperaturas elevadas e isso vai persistir até a próxima semana. Um exemplo desse extremo calor foi registrado em Goiânia na última quarta-feira (20/09), quando os termômetros atingiram a marca impressionante de 38,3 °C, temperatura registrada no centro da cidade, devido a toda a influência do que está em volta (concreto e asfalto) a temperatura fica mais elevada. Já nos arredores da cidade, também devido a influências do que está em volta, a temperatura registrada foi menor, sendo ela 35,5 °C. Neste contexto, enfrentamos um final de semana que promete mais do mesmo: calor intenso, baixa umidade do ar e alto risco de incêndio em várias regiões do Estado de Goiás.

 

Fim de Semana de muito calor 

O prognóstico para este final de semana é sem alterações nas condições do tempo, com predomínio de sol, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde. As temperaturas altas vão persistir em uma média de 36 ºC e umidade relativa do ar variando entre 16% a 65%. Além disso, existe também um índice alto de risco de incêndio em várias regiões do Estado de Goiás. 

 

Este é um final de semana que promete ser de muito calor, porém isso não deve ser encarado como um empecilho. Em vez disso, essa é uma oportunidade para desfrutar de atividades que se beneficiam das altas temperaturas, como um divertido dia no clube ou um agradável piquenique no parque. Aproveite ao máximo essa condição climática para criar memórias especiais ao ar livre.

 

Boas Notícias

Embora o calor extremo possa ser desafiador, é importante lembrar que ele é passageiro. Na próxima semana, já caminhando para a virada do mês, existe possibilidade do avanço de uma frente fria, que vai quebrar essa onda de calor e dar uma reduzida na temperatura, voltando para as temperaturas normais. 

 

No entanto, essa mudança climática pode vir acompanhada de pancadas de chuva, que poderão vir em formato de tempestade, rajadas de vento e raios. Isso acontece por conta da colisão entre a alta temperatura em que nos encontramos com uma possível frente fria, já que a colisão de um sistema com outro (frio com o quente) gera uma situação de tempestades. 

 

Dicas e cuidados para lidar com o calor

Para lidar com o calor, especialmente durante este final de semana, é fundamental tomar precauções, visto que o calor extremo pode trazer uma certa moleza, baixa disposição ou até mesmo mal-estar como dores de cabeça. É importante destacar que pessoas com condições médicas preexistentes, como diabete, problemas respiratórios, além de idosos e crianças devem ficar atentos, pois são mais propensos a ter problemas com o excesso do calor. 

 

Para evitar qualquer tipo de desconforto ou problema causado pelo calor, é importante se manter sempre hidratado, carregue sempre uma garrafa de água consigo, além disso, use roupas leves, evite exposições demoradas ao sol ou a permanência em locais muito quentes, não se esqueça também de usar muito protetor solar. Portanto, aproveite esse calor para desfrutar de atividades ao ar livre, mas com responsabilidade e cuidado.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

>Veja Também<

 

Como proteger seu pet do calor excessivo

 

Onda de calor em Brasília: confira 3 ótimos motivos para se refrescar na Água Mineral

 

10 Airbnb’s com piscina no entorno de Goiânia para aproveitar o calor com as crianças