Conheça a capital goiana do tomate e berço de uma das duplas sertanejas mais amadas do Brasil

Descubra mais sobre essa pequena cidade tão importante na economia e na cultura do estado

Beatriz Bueno
Por Redação Curta Mais
tomate
Reprodução/Internet

Conhecida como a capital goiana do tomate, Goianápolis apresenta uma importância econômica de destaque para Goiás. Porém, a cidade também tem um pézinho na história da cultura do país. Foi lá que nasceram Leandro e Leonardo, uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. 

A cidade carrega um rico legado histórico e cultural que convida a explorar suas origens e tradições. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa jóia goiana?

Reprodução/Câmara de Goianápolis

História da cidade

Em 1928, as áreas do município começaram a ser povoadas e as primeiras casas foram construídas, após a abertura de uma estrada ligando Anápolis e Goiânia. Manoel Antônio e Joaquim Soares da Silva doaram parte de suas terras para a construção de uma capela e a formação do patrimônio.

Foi decretada como distrito subordinado ao município de Anápolis, em 1948 e dez anos depois, em 1958, elevou-se à categoria de município, se emancipando e recebendo o nome de Goianápolis, que se dá pela sua localização, entre as cidades de Goiânia e Anápolis.

A cidade se desenvolveu principalmente com base nas atividades agrícolas, com o cultivo de arroz, milho, feijão e café. Atualmente, sua economia é baseada no cultivo e processamento do tomate, com mais de 26% da população trabalhando diretamente com a cultura tomateira, afirma o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto. É por esse motivo que ela é conhecida informalmente como a capital goiana do tomate.

O deputado propôs, em 2023, a concessão do título de Capital Estadual do Tomate à Goianápolis. O projeto foi enviado por um morador da cidade, devido à relevância cultural e econômica do produto agrícola, e aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). De acordo com o Censo de 2020, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 3 mil pessoas trabalham diretamente na cultura tomateira, de um total de 11.224 habitantes.

Reprodução/Internet

Leandro e Leonardo

Uma das duplas mais conhecidas e queridas do sertanejo brasileiro nasceu e foi criada em Goianápolis. Os irmãos Emival Eterno Costa (Leonardo) e Luís José da Costa (Leandro) trabalhavam na plantação de tomates da família, quando descobriram suas vocações para a música. A princípio, apenas Luís se arriscou no meio musical, se tornando vocalista da banda Os Dominantes, que fazia covers de Roberto Carlos e Beatles. Enquanto isso, Emival trabalhava em uma farmácia. 

Após um tempo com a banda, depois de conseguir certo destaque em Vianópolis, Luís José decidiu se juntar ao irmão. Foi quando criaram seus nomes artísticos, inspirados pelos filhos gêmeos de um dos funcionários da farmácia: Leandro e Leonardo. A primeira aparição da dupla foi em um programa de TV local, onde ganharam um concurso. Com o dinheiro da premiação, foram até São Paulo gravar o primeiro álbum, em 1986, intitulado Leandro & Leonardo Vol. 1. 

No ano seguinte, lançaram outro disco, Leandro & Leonardo Vol. 2. Apesar desses dois primeiros trabalhos não terem feito tanto sucesso, possibilitaram um acordo entre a  dupla e a gravadora Continental. Em 1989, Leandro & Leonardo Vol. 3 trouxe o primeiro sucesso dos cantores, “Entre Tapas e Beijos”. A partir daí foi uma caminhada de sucesso, com hits que perpetuam até hoje.

Infelizmente, em abril de 1998, Leandro descobriu que estava com um tipo raro de câncer no pulmão, tumor de Askin, e eternizou sua imagem na história, aparecendo enrolado na bandeira brasileira, em apoio à seleção de futebol, que estava competindo na Copa do Mundo. Veio a falecer em junho do mesmo ano, 2 meses depois do diagnóstico.

Seguindo carreira solo, e homenageando seu irmão, o cantor lançou a música “Mano” e doou todo o dinheiro arrecadado do álbum “Um Sonhador”, o de maior sucesso da dupla, para instituições de combate ao câncer.  Leonardo é muito conhecido pelo projeto “Cabaré”, realizado em 2014, juntamente com Eduardo Costa, que consistiu em regravações de clássicos sertanejos antigos. A parceria foi tão bem sucedida que os dois a tornaram um empreendimento, com a criação da cachaça Cabaré, em 2015.

Em novembro de 2023 lançou, junto a seu filho Zé Felipe, a música “Fica Aqui”. Para 2024, Leonardo promete uma sequência de shows. No mês de abril, o cantor retorna com o projeto “Cabaré” e se apresenta em vários estados, como São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.