Carnaval em Goiás inclui crianças com autismo em programação adaptada
Programação especial prepara crianças para vivenciar o Carnaval de forma segura e inclusiva

Em Goiás, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão a chance de participar do carnaval de forma adaptada e segura. Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, a Rede Teia Agir promove o Bailinho Teia, programação especial que combina atividades lúdicas, estímulos graduais e orientação familiar para preparar os pequenos para as festividades.
O bailinho permite que as crianças se familiarizem com cores, música e movimentos típicos do carnaval em um ambiente controlado e já conhecido. A iniciativa trabalha a antecipação de rotina, autorregulação e dessensibilização sensorial, evitando sobrecargas e promovendo bem-estar.
Segundo a Diretora Técnica da Rede Teia Agir, Nise Portela, a participação de crianças com TEA em eventos culturais depende de estratégias terapêuticas que prepararem a criança para mudanças de rotina e estímulos sensoriais. “A participação desta criança na festa cultural pode ser possível, a depender dos pré-requisitos já adquiridos, para uma permanência favorável ao longo da atividade festiva. Para isto, esta quebra de rotina pode ser trabalhada em terapia, com técnicas dirigidas a este fim”, afirma Nise.
Além das crianças, os pais e cuidadores recebem orientação para acompanhar e mediar a participação, fortalecendo a inclusão e garantindo que todos possam compartilhar a experiência cultural de forma segura e planejada.
O programa também contribui para o desenvolvimento social e emocional, permitindo que os pequenos observem e imitem comportamentos em contextos sociais, ampliando a aplicação das habilidades aprendidas em terapia. A prática de aproximação cultural promovida pela Rede Teia Agir não se restringe ao carnaval, sendo replicada em outras datas comemorativas ao longo do ano.
SERVIÇO
Bailinho Teia – Preparação para o Carnaval
Data: 10 a 12 de fevereiro
Local: Unidades da Rede Teia Agir em Goiás
Público: Crianças e adolescentes atendidos pela Rede Teia Agir e seus cuidadores
