Essa é a carne de segunda mais macia, barata e saborosa que a picanha

Descubra a carne de segunda que está destronando a picanha de vez no hora do churrasco.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
carne sete da paleta
Foto: Reprodução/ agro20

Você já ouviu falar de uma carne super macia, cheia de sabor e que cabe direitinho no seu bolso? Pois é, existe um corte que, além de ser mais barato do que muitos cortes de primeira, surpreende na cozinha e conquista cada vez mais fãs. E o melhor: você pode encontrar essa delícia em qualquer açougue. Ficou curioso? Então continue lendo para descobrir tudo sobre o corte Sete da Paleta e aprender a tirar o melhor dessa carne incrível no seu dia a dia.

O que é o Sete da Paleta?

O Sete da Paleta é um corte que vem da parte dianteira do boi, mais especificamente da paleta. Ele leva esse nome curioso por conta do formato que lembra o número sete, mas o que mais chama atenção não é o nome, e sim as qualidades que essa carne oferece.

Apesar de ser considerado um corte de segunda, o Sete da Paleta está longe de ser inferior quando o assunto é sabor e maciez. Esse corte é uma prova de que não é preciso gastar uma fortuna para colocar uma boa carne na mesa. Ele é incrivelmente versátil, e pode ser usado em diversas receitas, desde um belo assado no forno até aquele cozido que derrete na boca. E, por estar na parte dianteira do boi, ele costuma ser bem mais em conta, já que os cortes mais caros normalmente vêm da parte traseira, como a picanha ou o filé mignon.

As vantagens do Sete da Paleta

Além do preço acessível, uma das grandes vantagens do Sete da Paleta é a sua maciez. Isso pode até surpreender muita gente, já que existe o mito de que só carnes de primeira são macias, mas com esse corte isso não é verdade. Quando bem preparado, o Sete da Paleta pode ficar tão ou mais macio que outros cortes mais caros.

Outra vantagem é o sabor. Por ser um corte que vem de uma área do boi com um pouco mais de trabalho muscular, ele acaba sendo muito mais saboroso do que carnes mais “famosas”. Essa característica garante que, mesmo em receitas simples, o resultado seja sempre um prato delicioso.

sete da paleta

Foto: Reprodução/ saboresajinomoto.com.br

E, claro, não podemos esquecer da versatilidade. O Sete da Paleta é ideal para diferentes tipos de preparo: assados, cozidos, ensopados e até mesmo grelhados, se for cortado corretamente. Ele absorve bem os temperos, o que permite criar pratos super aromáticos e gostosos.

Dicas para preparar essa carne

Agora que você já sabe mais sobre as vantagens desse corte, que tal algumas dicas para prepará-lo da melhor maneira? A primeira dica de ouro é: não tenha pressa. Por mais que o Sete da Paleta seja macio, ele se dá super bem com cozimentos mais longos. Isso significa que receitas de panela de pressão ou cozidos de forno são perfeitas para ele.

Outra sugestão é temperar bem a carne antes do preparo. Como ele tem fibras um pouco mais grossas do que cortes como o filé mignon, o Sete da Paleta “segura” melhor o tempero, garantindo que o sabor fique intenso e delicioso. Marinadas à base de alho, cebola, ervas e um bom azeite são ótimas opções para deixar a carne ainda mais saborosa. Que tal dar uma olhada em um lindo jogo de facas para churrasco que está em promoção no site da Amazon?

Para quem gosta de um prato mais suculento, a dica é apostar no assado. Basta temperar o Sete da Paleta com seus temperos preferidos, embrulhar no papel alumínio e deixar assar em fogo baixo por algumas horas. O resultado? Uma carne desmanchando de tão macia e cheia de sabor.

O Sete da Paleta pode até ser considerado uma carne de segunda, mas em termos de sabor e maciez, ele não fica atrás de cortes caros e badalados. Além de ser uma opção mais econômica, ele é versátil e pode ser preparado de várias maneiras, sempre garantindo uma refeição deliciosa. Se você nunca experimentou, vale a pena dar uma chance a esse corte incrível. Afinal, nem sempre o mais caro é o melhor, e o Sete da Paleta está aí para provar isso.

Leia mais:

É isso que vai amaciar a carne (mesmo de segunda)

Esta é a carne coringa (e barata) que todo mundo deve ter em casa

Esse prato (delicioso e barato) vai brilhar no seu almoço de hoje!

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.